Nossa casa é muito mais que uma construção que nos abriga da chuva e frio
A casa é uma das ferramentas que nos ajudam a realizar a experiência da Vida. Por esse motivo, ela precisa de adaptação constante pois, para ada etapa da vida, temos diferentes necessidades
O berço do bebê sai do lado da cama da mamãe e vai para o quarto enfeitado com móbile e brinquedos… aí sai o berço e vem uma caminha… saem os brinquedos e chega o computador… sai o filho e o quarto vira escritório, sala de tv, leitura, passar roupa…
Adaptar a casa é fundamental para facilitar nosso ofício de viver.
Como adaptar a casa para um idoso portador de Alzheimer?
- Pode parecer bobo, mas, pinte sua casa com cores claras, pode até ser uma caiação, mas, o ambiente branco e limpo acalma o idoso que passa o dia todo no quarto.
- A noite eu deixava acesa uma lâmpada bem fraquinha de cor verde, pois mamãe tinha medo de escuro.
- Coloque flores, coisas bonitas para que ele se sinta valorizado, mamãe adorava perfume, eu borrifava aquele perfume para ambientes e ela se acalmava.
- Papai tinha mania de desmontar tudo, eu cobri as tomadas para que não levasse nenhum choque e escondemos as ferramentas.
- Elimine todos os tapetes e substitua em alguns locais, por placas de EVA de 2 cm de espessura. Coloque ao lado da cama e nos locais onde o idoso passa, como o caminho para o banheiro, em frente o vaso sanitário e a pia.
- Coloque Fita Antiderrapante no box e nos degraus das escadas.
- Coloque barras de apoio no boxe e ao lado do vaso sanitário.
- Mantenha as janelas do quarto abertas para ventilação adequada, mas não esqueça a tela de proteção, para que o idoso não tente pular a janela e fugir.
- Falando em fugir não esqueça de esconder as chaves da casa e dos cômodos, para que eles não se tranquem em banheiros ou quartos e depois não saibam abrir a porta.
Saindo da casa e indo para os móveis.
- Cuidado com os móveis baixos da sala que possuam cantos vivos, eles podem machucar as pernas dos idosos.
- Forre o colchão com bom protetor e se não encontrar um bom preço, vá em lojas de plásticos e compre plástico grosso para proteger o colchão, a fralda não segura o xixi e se molhar o colchão ficará um cheiro insuportável.
- Cuidado com cortinas, mamãe se agarrou na cortina do quarto e arrancou da parede. Ainda bem que o varão era um tubo muito leve e não machucou.
Some a isso um pouco de alegria, música, paciência, fé, carinho e amor.
Pronto, receita perfeita para passar por esse temporal.”
Míriam Morata Novaes, arquiteta