BALDRAME
Para definirmos o tipo de fundação, é necessário conhecer:
– o tipo de solo
– o nível do lençol freático
– intensidade de chuvas no local.
Não é indicado fazer o baldrame unicamente com o tijolo solo cimento.
De acordo com o engenheiro Alfredo Gonçalves Boscato, o tijolo solo cimento tem boa resistência mecânica, bom desempenho termo acústico, porém a resistência à abrasão e permeabilidade é menor que o tijolo industrializado.
Por isso, no contato com o solo, a umidade, bem como a matéria orgânica pode haver desagregação do material.
O Radier também não é uma solução viável para este caso, pois envolve maquinário para compactação do solo e, isso aumenta o custo final da obra, inviabilizando a construção em sistema de mutirão.
Vamos, portanto, definir uma das possibilidades para a fundação da nossa casa, com Baldrame, nas seguintes especificações:
Para um solo firme, fazer uma canaleta de 20cm x 20cm livre, somando-se o tanho dos tijolos comuns a vala vai ficar com algo em torno de 25 cm de profundidade e 30 cm de largura, em toda a extensão das paredes. Revestir com tijolo de barro, colocar 3 barras de ferro de 8mm e preencher com concreto ecológico. (conforme figura abaixo)
Estes ferros de 8mm podem ser comprados já soldados, tipo um trilho que se usa em laje, o modelo pode ser facilmente encontrado no site da Gerdau, já vem pronto, o que possibilita um espaçamento uniforme dentro da viga baldrame e o
Caso o solo não seja muito firme, deve-se fazer uma broca manual de 1,50m a 2,00m nos cantos das paredes e encontros entre paredes.
No próximo item, faremos a amarração dos tijolos e a ferragem.
TENHO O MODELO DE PROJETO INOVADOR DE PRESERVAÇÃO ECOLÓGICA, PRECISO DIVULGA-LO PARA O MUNDO, COM ISSO CONTRIBUIR PARA A REDUÇÃO DO DÉFICIT HABITACIONAL.
SE HOUVER INTERESSE CONTATE-ME.
[…] This post was mentioned on Twitter by Míriam Morata Novaes. Míriam Morata Novaes said: Faça você mesmo – FUNDAÇÃO – http://www.recriarcomvoce.com.br/blog_recriar/casa-popular-faa-voc-mesmo/ […]