Caixinhas de longa vida deixam a casa mais fresca

Forro com embalagem de leite

 

Projeto Forro Vida Longa
Caixinhas de leite que sempre vão parar no lixo podem ser reaproveitadas e transformadas em isolante térmico alternativo para residências e galpões, reduzindo a temperatura no interior dos imóveis em até 8º C. A utilização das embalagens Tetra Pak pode ser feita de forma artesanal, pelo próprio morador, diminuindo os custos. Outra opção são as telhas feitas de caixas de Tetra Pak recicladas, vendidas com preços até 25% menores do que os materiais concorrentes.

A idéia de reaproveitar as embalagens de forma artesanal virou tema de estudo na Unicamp e resultou no Projeto Forro Vida Longa – uma alusão ao leite Longa Vida. O professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp e coordenador do projeto, Celso Arruda, explica que a proposta partiu do engenheiro Luís Otto Schmutzler, que juntamente com professores da faculdade desenvolveu todo o processo de aproveitamento das caixinhas de Tetra Pak para uso em habitações populares. Arruda afirma que a transformação das embalagens em isolante é simples e pode ser feita por qualquer pessoa.

Como fazer:
O primeiro passo é abrir totalmente as caixinhas, descolando as emendas e fazendo um corte vertical para que a embalagem fique completamente plana. Em seguida, é feita a limpeza com água, sabão em pó e um pouco de desinfetante. Depois de secas, as embalagens devem ser coladas lado a lado, com cola branca ou de sapateiro, formando uma manta sobre a laje superior da casa, abaixo do telhado.
Para o perfeito funcionamento do isolamento térmico, é muito importante que a manta não encoste nas telhas, deixando um espaço mínimo de dois centímetros para a circulação do ar. O professor da Unicamp diz que a manta de Tetra Pak bem aplicada tem o mesmo desempenho dos placas de alumínio (foils) vendidos no mercado, ajudando inclusive na proteção contra goteiras provocadas por falhas no telhado.
A explicação está na composição das caixinhas, formadas por 5% de alumínio, 20% de plástico e 75% de papelão. O alumínio reflete mais de 95% do calor, ajudando a diminuir a temperatura interna dos ambientes em até 8º C.

Baixo custo
Para Arruda, as mantas de Tetra Pak são uma boa solução para favelas, habitações populares e galpões, já que a instalação tem custo muito baixo, não exige mão-de-obra qualificada e também não há compromisso com a estética. A idéia, no entanto, tem conquistado um público maior. Recentemente, a solução foi adotada pela arquiteta Consuelo Carleto na construção da nova unidade da fábrica de calçados Pé de Ferro, em Franca (SP). No projeto, as caixinhas foram coladas no seu formato original, sem serem desmontadas antes, para redobrar a proteção térmica nos 200 m2 que cobrem a área administrativa da empresa. “As pessoas trabalham melhor com a temperatura agradável e os gastos com ar-condicionado diminuem bastante.”

Sem ir para o lixo
Ainda há o lado ecológico, já que as embalagens que vão para o lixo levam dezenas de anos para se decompor nos aterros. Para incentivar a reciclagem das caixinhas, a Tetra Pak desenvolveu uma tecnologia para que fabricantes pudessem transformar o alumínio e plástico presente nas embalagens em telhas e chapas planas. A Ibaplac, localizada em Ibaté (SP), produz mensalmente 7 mil peças, entre telhas e placas, utilizando cerca de 100 toneladas de matéria-prima. “São telhas mais leves do que as de fibrocimento, mais duráveis e mais baratas”, afirma o diretor industrial da empresa. Eduardo Gomes.

Outras oito fábricas espalhadas pelo País fabricam esse tipo de produto. Segundo o diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak, Fernando Von Zuben, mais de 60 mil telhas são fabricadas mensalmente. “Além de garantirem conforto térmico, as telhas custam até 25% menos do que as de amianto ou fibrocimento.” A partir das embalagens, também são fabricados móveis, vassouras e uma série de produtos para casa.

De acordo com Zuben, 30 mil toneladas de Tetra Pak são reciclados por ano, mas o volume corresponde somente a 20% do total produzido pela empresa. “Todas as embalagens separadas na coleta seletiva sãorecicladas e ainda existe uma capacidade ociosa de 40% para aumentar a reciclagem”, avisa.

 

Forro com embalagem de leite



 

Achou interessante? Compartilhe em suas Redes Sociais

Facebook
WhatsApp
Email

Participe!
Fale Conosco e Faça a Diferença!

Sua participação é muito importante para nós! Queremos responder suas dúvidas, sugestões e entender como podemos trabalhar juntos em nossos projetos.

Fale Conosco e Faça a Diferença!

Sua participação é muito importante para nós! Queremos responder suas dúvidas, sugestões e entender como podemos trabalhar juntos em nossos projetos.

Respostas de 44

  1. Bom dia, estou colocando no meu telhado as caixas de leite, e o resultado esta sendo maravilhoso, pois moro em Salvador e aqui é um sol para cada morador, a vizinhança toda esta me ajudando com as caixas, fiquei supresa com a quantidade de caixinha que estou recebendo, decide forrar a minha casa toda….adorei a ideia e logico funciona mesmo.

  2. Oi! Moro em casa container e os custos para o isolamento térmico é alto para as paredes, então como moro no sul tem a questão do calor no verão e do frio no inverno, então a pergunta seria se assim como não deixa aquecer no verão ele isolaria um pouco do frio no inverno?

    1. Olá Luciana, um bom isolamento protege do frio e do calor. Acho bom você procurar sobre materiais isolantes e como eles trabalham, tipo fibra cerâmica e a lã de Pet ISOSOFT. Alguns materiais poderão trazer um bom resultado, seria interessante você procurar empresas idôneas aí na sua região e saber como funcionam e qual o melhor material para a relação custo-benefício.
      Boa sorte,
      Abraço,
      Míriam

  3. Olá. Gostaria de saber se essa técnica adianta para paredes de madeira? Meu quarto pega todo o sol da manhã e o calor é insuportável durante o dia todo. Resolveria forrar a parede internamente com as caixinhas?

  4. Desculpe acho que havia postado a pergunta no lugar errado. bom Moro em um apartamento no ultimo andar, tenho um telhado sobre minha laje de telha de amianto. O telhado foi colocado muito proximo a laje, não há circulação de ar entre minha laje e o telhado.Desce um vapor horrivel em dias quentes, insuportável. Adiantaria colocar a manta termica de cx de leite entre o telhado e a laje ? E como seria a melhor opção de fazer?
    Penso em entrar debaixo do telhado abaixada e deitar a manta sobre a laje. Para isso retiraria umas 2 telhas para abertura de uma passagem qual se possa entrar embaixo do telhado. Daria certo? Ou teria que fixar a manta acima do chão e proximo ao telhado? Me ajude por favor!!! Aqui fica tão quente, que ate meus amigos evitam vim aqui no verão. Obrigada Vou esperar anciosa a resposta.

  5. Estou juntando caixas faz algum tempo, agora vou começar a montar, depois de pronto escrevo novamente, tirei muitas dúvidas aqui, obrigada

  6. Ao procurar mais informações sobre essa manta, achei o seu site e estou maravilhada com essa idéia. Parabéns por divulgá-la, minha dúvida é a seguinte, não tenho forró, apenas laje, e o quarto é super quente, poderia fazer essa manta com uma estrutura de madeira que ficasse embaixo da laje? Seria então a laje e essa manta. Funciona assim tbm?

  7. Olá boa tarde moro em Campo Maior Piauí e quero colocar na minha casa forro de caixa de leite. A telha é de cerâmica tem algum problema na colocação desse produto? Obrigado.

    1. Olá Laudiana, não tem nenhum problema, não esqueça de fixar no caibro para que fique uma câmara de ar entre a telha e a manta, coloque o “lado alumínio” para baixo.
      Boa sorte,
      Abraço,
      Míriam

  8. Olá! Sou professora, na escola onde trabalho tem uma quadra de esportes que não é coberta e os alunos sofrem muito no verão. A quadra é toda cercada de tela de metal e coberta por uma rede de naylon. Gostaria de usar as caixas tetrapak para forrar as telas laterais para que pelo menos uma parte da quadra ficasse na sombra , mas receio que o local fique sem ventilação. Alguma ideia?

    1. Olá Dulce não acho que seja uma boa ideia, a manta ficaria exposta ao sol e chuva e estragaria rapidamente. Você pode usar sombrite que é uma tela para hortas, ela mantém a ventilação e proporciona sombra.
      Vou conversar com alguns colegas para ouvir outras sugestões, se os amigos que acompanham nosso blog quiserem dar sugestões para nossa amiga, por favor.
      Dulce coloque sua duvida na nossa página do facebook, assim outras pessoas poderão dar opiniões.
      https://www.facebook.com/pages/recriarcomvoc%C3%AA/292275150860830
      Obrigada pela visita,
      Abraço,
      Míriam

  9. Boa tarde, gostaria de saber maiores informações sobres esse forro de caixinhas, tenho uma espaço de 100m2 + ou – de telhas de amianto, e o calor é insurpotavel, onde consigo comprar dessas caixas prontas para instalar em minha casa? no aguardo, muito obrigada,
    Maria Ines
    [email protected] ou 11 3667-3143

  10. Meu segundo andar não possui laje, somente telhado de amianto, posso montar uma manta com as caixinhas, colocá-lá abaixo do telhado e logo abaixo desta manta de caixinhas colocar um forro de PVC para melhorar a estética?

  11. Boa tarde,queria saber se pode colocar esse forro de CX de leite dentro do quarto onde tem laje,qual a posição do forro dentro do quarto de laje,alumínio voldado para cima ou não,se vai timinuir a temperatura.
    Obrigado.

  12. oi gostaria de saber se posso colocolar o lado prateado para cima e colar outro para baixo juntos para tentar isolar mais o calor sera que diminui mais ou não.

  13. Boa noite.

    Mas a parte aluminizada deve ficar não é para cima ? Se é ela que reflete o calor então o correto não seria ela voltada para cima ?

    Obrigado e um abraço.

    1. olá mirian,nós fizemos todo o forro da nossa lancheria (mais ou menos 20 metros quadrados)todo de caixinhas de leite,NOTA há mais de 23 anos,meu marido manteve assim até vendê-la em 2009.realmente é um excelente isolante térmico.

    1. Olá José, não adianta para efeito térmico colocar a manta sobre a laje. A posição correta é embaixo do forro, presa ao caibro para que fique um vão entre a telha e a manta (câmara de ar) e com a parte prateada voltada para baixo.
      Boa sorte e obrigada pela visita,
      Abraço fraterno,
      Míriam

  14. Boa noite,
    Gostaria que me informasse se diminuiria a temperatura ambiente, colocar a manta térmica de caixa de leite em cima do forro da minha casa, pelo telhado.
    Desde já agradeço sua ajuda.
    Um abraço

    1. Olá Rita, a manta deve ser colocada embaixo da telha, fixada no caibro de modo que fique um espaço entre a telha e a manta (câmara de ar. O aluminio deve ficar para baixo, ok
      Que legal Rafael, adorei sua disponibilidade em ajudar nossa amiga Rita, é assim que o mundo melhora, um ajudando o outro,
      Abraço aos dois e obrigada pela visita,
      Míriam

    1. @Rafael Ribeiro, Boa noite,
      Na cidade onde moro tem um lugar que vende estas placas.
      Se vc quizer, me informe a sua cidade que eu pesquisarei pra você.
      Abraço
      Rita

  15. boa tarde,
    Gostei muito tenho um galpão que é de telhas de amianto antigas e esquentam demais… queria aplicar este sistema mas fico preocupada com incêndio, por causa da fiação de luz… que é exposta.. como faço? a casa é alugada e também não tenho muito dinheiro..aguardo retorno, obrigada…

    1. Olá Marta,
      Antes de mais nada você deveria embutir a fiação, ou colocar em conduites, assim evitaria algum problema futuro. Se houver algum curto existe risco de incêndio com, ou sem o forro de caixinhas. O custo de conduites não é alto e acho que vale a pena fazer isso antes de qualquer outra coisa. Chame um eletricista de sua confiança, quanto a questão da casa não ser sua, fique atenta porque o risco é seu.
      Obrigada pela visita,
      Abraço,
      Míriam

  16. Boa tarde, vi uma reportagem em q foram usadas cx de leite nas paredes no sul para vedação de agua e vento, só q la as paredes sao de madeira e gostaria de saber se ha um meio de colar estas placas numa parede sem reboco, feita com tijolo bahiano e depois revestida de tintura ou textura. Se possivel indicar uma cola para isso,

    grata

    1. Olá Dorothy,
      Eu nunca tentei colar a tetrapak no bloco ou no reboco. Para a utilização no forro a manta não é fixada diretamente nas telhas, mas deve manter uma câmara de ar entre as telhas e o ambiente. Vou procurar saber sobre a sua dúvida e, assim que obtiver uma resposta adequada postarei aqui.
      Obrigada pela visita,
      Abraço,
      Míriam

  17. 2 Dúvidas:

    1ª – A parte de dentro da cx é que reflete o calor né? É essa que fica para cima ? Na última imagem a cx esta pintada de branco ?

    2ª – Eu pensei em colocar entre a madeira(que sustenta as telhas) e o telhado. Será que daria certo também ?

    3ª – Colocando em parede onde pega sol também teria o mesmo efeito?

    Excelente dica, já add o site no favorito. Parabéns pela iniciativa.

  18. Eu já separo há anos essas embalagens do longa vida como material a ser reciclado, mas aqui na minha cidade, os recolhedores não tem muito interesse por eles, dizendo que esse lixo não tem valor de mercado e que os receptadores também os rejeitam. Por isso é que no seu comentário, conta apenas 20% de aproveitamento desse valioso material.
    Somente para acrescentar, dizem as estatísticas comparativas mundiais que o Brasil é um dos países que mais reciclam lixo, porém, como diria nosso querido Caetano Veloso – isso é lindo – se fosse feito por motivos eco-ambientais, mas na verdade, analisando com realismo, não é de se comemorar essa titularidade, porque, aqui no nosso Brasilzão, esse índice só é alcançado por um outro motivo muito triste chamado ” POBREZA ABSOLUTA”, e não por conscientização, como no japão, por exemplo, onde a unica preocupação é o meio ambiente. Por isso é que o tetra pack só é aproveitado em 20%.
    Um dia chegaremos lá, mas não com essa educação pública que se nos apresentam os Brasilienses Planaltinos.
    Parabéns pelo seu comentário, Miriam

    1. @Wilson Eduardo Canova Teixeira, Concordo plenamente Wilson. Neste Brasilzão a fome grita mais alto que o cuidado com o meio ambiente. Ainda assim, creio que podemos fazer alguma diferença. Sabe aquela estorinha do beija-flor que tentava apagar o incêndio da floresta, com as gotas de água que levava no bico? Acho que é mais ou menos isso que estamos fazendo, mas, não podemos privar o planeta da nossa gotinha. Obrigada pela visita e pelo comentário. Abraço,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Seu Contato é Prioridade!

Preencha o formulário e fique tranquilo(a)!
Assim que recebermos suas informações, entraremos em contato com você o mais breve possível.

Sua participação é muito importante para nós! Estamos aqui para responder às suas dúvidas,  sugestões e entender como podemos trabalhar juntos em nossos projetos.