Cerca de 3 bilhões de pessoas moram ou trabalham em casas de barro. A terra batida já é conhecida por ser uma alternativa de construção barata e inteligente há séculos e não apenas as comunidades mais pobres de áreas rurais se beneficiariam dessa técnica tão econômica quanto eficaz.
A bioconstrução, assim chamada por designers dispostos a investir em uma proposta sustentável, resgata esse material já conhecido, que se molda perfeitamente às necessidades do futuro sustentável do planeta. O barro propicia que a umidade seja mantida em níveis ideais, tanto no inverno quanto no verão. Ninguém precisa ficar refém do ar-condicionado e, portanto, o consumo de energia pode baixar. Além disso, possibilita a auto construção, uma vez que não depende de ser transportado de um lado para o outro, como o cimento. Basta terra, água e o trabalho das mãos para moldar o barro e garantir a resistência desse “concreto verde”.
Arquitetos contemporâneos e ecoconstrutores estão, agora, procurando grupos étnicos para aprender como é que se pode trabalhar com o material, como no caso do povo musgum, de Camarões, cujas casas são erguidas com simplicidade quase orgânica, de curvas, ranhuras e telhados cônicos. Os veios externos ainda contribuem para o escoamento da água da chuva. Uma técnica antiga que aponta novos caminhos para a arquitetura moderna.
Fonte: Lívia Lisbôa, Vida Simples
Respostas de 2
Faço confiança todos o ideias tem ofereceu para seu postar.
Eles são realmente convincente e será definitivamente funcionar.
Ainda , os posts são também breve para noviços .
Você poderia alongar-los um pouco de próxima tempo?
Obrigado para o post.
Olá, não sei se entendi bem, você gostaria que eu colocasse textos maiores com mais detalhes?
Nós sempre colocamos a fonte para que as pessoas se aprofundem no tema, caso queira, poderão também entrar em contato com os autores dos projetos,
Se não entendi, por favor poderia explicar melhor?
Obrigada,
Míriam