Techamos Una Mano (TUM), nasceu no ano de 2008 como uma preocupação de um grupo de pessoas de Oaxaca jovens preocupados com a deterioração do ambiente. Na busca de opções para o tratamento adequado dos resíduos sólidos (RS) gerados em suas casas, criou uma técnica inovadora que utiliza resíduos como embalagem da tetra pak (caixas de leite) e garrafas PET para desenvolver uma parede pré-fabricada ecológica. Desta forma o projeto atender a dois objetivos importantes: um ambiental e outra social.
No ambiente, reutilizar o RS o volume daqueles que vêm para o aterro sanitário municipal é reduzido e em comunidades que não têm um aterro é evitado que eles sejam queimados, ou jaogados em montanhas, rios ou ravinas.
Socialmente, melhora das condições de vida em que vivem muitas famílias, que vivem em casas de folha em comunidades marginalizadas, como eles são substituídos por habitação construída a partir das paredes verdes. A habitação é feita pelos voluntários jovens mesmos TUM, juntamente com membros da Comunidade que favorece a construção de uma cidadania solidária e participativa.
Em 2011, o grupo está legalmente como interação Social sustentável BC, dentro desta organização é o um Techamos de programa de mão, além de outros projetos.
O projeto recebeu importantes prêmios em nível nacional e internacional.
O que fazem?
Através da participação voluntária em programas de Techamos Una Mano (construção sustentável, gestão de resíduos e reflorestamento) procura para crianças, jovens e adultos a viver experiências de primeira mão de trabalho para benefício da Comunidade. Assim, incentiva uma atitude pró-ativa entre os indivíduos, favorecendo sua participação contínua neste ou em outros projetos similares.
Como fazem isso?
Se a separação de resíduos sólidos em suas casas ou transmitir cultura ambiental para os outros, construindo casas ou salas de aula da parede pré-fabricada ecológica TUM, plantar uma árvore ou até mesmo ingressando em qualquer outra causa. O objetivo é modificar a atitude apática que geralmente são indivíduos e mostrá-los através de uma experiência de primeira pessoa como fácil e gratificante é o trabalho comunitário. O primeiro passo é informar e educar os cidadãos sobre as questões que você deseja assistir para mais tarde mostrar-lhes como através da sua participação podem contribuir para a solução para estes problemas. Uma vez envolvida acorda no espírito de continuar, participar mais activamente e convidar outras pessoas para participar.
Os novos lares possuem dois quartos e 40 metros quadrados. A ONG já realizou a entrega da casa número 17 do projeto “Interação Social Sustentável AC” que irá financiar a construção de 25 casas este ano.
http://www.tum.org.mx/quienessomos.html