O superadobe é uma técnica construtiva sugerida pelo arquiteto iraniano Nader Khalili na década de 80. Apresentou a NASA como sugestão arquitetônica para construções lunares. O objetivo era minimizar o volume de materiais de construções que precisariam ser levados ao espaço.
As construções em superadobe requerem, basicamente, solo úmido (do próprio local da construção, praticamente qualquer tipo de solo serve), sacos de polipropileno e arame farpado.
O arame farpado é composto basicamente de ferro. O polipropileno é um polímero totalmente reciclável e solo é solo. Materiais totalmente sustentáveis, onde a construção não gera resíduos. Fantástico não?
Mas como eu vou fazer uma casa segura e confiável com terra?
Pensemos numa técnica para se construir barreiras, barragens, paredes etc. em momentos de necessidade e com muita velocidade. Nas guerras são empilhados sacos e mais sacos de terra/areia até a formação de uma parede, uma barreira.
Depois de socada e a parede estiver com cerca de 40 cm de espessura, passa-se dois fios de arame farpado sobre a linguiça, deixando cerca de 10 cm de distancia entre as laterais e 20 cm entre um fio e outro. Sobre estes arames, colocaremos mais uma linguiça e assim sucessivamente até atingirmos a altura desejada.
As paredes de superadobe são naturalmente estruturais, ou seja, não precisa de alicerce para uma construção em superadobe, não requer vigas, colunas, ferros e concreto. Fica como opção apenas, que a primeira linguiça fique abaixo do nível do solo, a segunda já no nível do solo e assim por diante. Recomenda-se ainda, que as primeiras fiadas (a sob o solo e as 3 ou 4 subsequentes) sejam preenchidas com areia e cimento (9:1) no lugar de solo, apenas com a função de não reter umidade por estar em contato direto com a área aeróbia do solo (primeiros ~50 cm) que poderá comprometer a estrutura caso seja feita de terra também.
A construção pode ser levada desta maneira até a finalização. Após a conclusão, a obra deve ser revestida interna e externamente com o mesmo solo umedecido misturado a cimento (7:1), simulando um reboco (pode ser amassado com os pés ou com betoneira), de preferencia jogado com força nas fendas onde se unem as linguiças, para que fique totalmente vedado. Após a secagem total, pode ser dado acabamento com tinta cal para evitar que a chuva destrua o acabamento, como fazemos numa residência em alvenaria.
Por que superadobe?
Respostas de 48
Bom dia necessito de sacos para super adobe . Gostaria de uma fornecedor. Meu zap é 62 9 93695099. Se alguém puder me ajudar ficaria grato.
Bom dia! Eu li que uma das desvantagens da construção com superadobe é a humidade. Pode ser usado a tinta asfáltica para impermeabilizar?
Olá ! Primeiramente parabéns pela iniciativa e pela matéria apresentada! estou com um terreno de mil metros no Sul de Minas Gerais e meu projeto vai ser baseado nessa ideia! Será que existe profissional da área por essa região ? Obrigado e Boa sorte a todos !
Ola a todos. Por favor necessito de algum fornecedor de bobina de polipropileno na região de santa catarina, mais especificamente na região de Florianópolis….se possível me envia pe whatssap 048910171814. Obrigado a todos
Holaaaa, adorei a técnica de Superadobe!!! só que estou na dúvida se dá para usar o Superadobe em um terreno a beira mar…
Olá Alejandro, se fizer uma fundação com pedras ou materiais que crie uma barra impermeável, não vejo nenhum problema.
De qualquer forma, antes de construir contrate um arquiteto ou engenheiro, ok.
Boa sorte,
Abraço,
Míriam
Olá parabéns pelo site.
..
Estou entrando em contato para saber se eu consigo alguma pessoa que construa com esse material…Aceito até novos estagiários que queiram praticar com a realização desse tipo de construção, até mesmo outros mais.. será bem vindos…Tratarei de providenciar o material necessário para a concretização… Sou jornalista, vou filmar e servirá para mais futuros clientes interessados …Já que propagarei em todas as mídias e veículos de comunicação……
Olá – qual o seu nome?
Nós faremos uma construção dessas em duas comunidades, caso queira participar será bem vindo. Publicaremos a agenda com as datas em bree.
Abraço,
Mìriam
Olá.
Tenho um projeto de construir com hiper adobe no litoral de sp, já estou fechando negocio pra comprar um terreno 5m de frente e 30 de comprimento = 150m3.
Já elaborei a planta baixa da casa que sera quadradinha normal com comodos, uma alternativa a construção circular de domos que ando vendo o pessoal fazer, mas minha pergunta mesmo é saber se posso fazer térreo e 1o andar, ou seja 2 pavimentos. Em alguns sites dizem que não pode, em outros vejo o pessoal fazer.
Gostaria de ter contato com você por email para que eu possa enviar a planta e você possa me esclarecer mais algumas dúvidas, muito obrigado. Sabe é que eu vendi meu apartamento (tudo que eu tinha) pra investir neste sonho estou pesquisando e estudando tudo antes de realizar a construção com hiper adobe.
@André Santos,
olá andré…boa noite, tb irei construir em hiperadobe em Peruibe, será uma casa simples, masquero utilizar esta técnica…se pudermos trocar idéias…seria ótimo e se vc precisas de ajudante, estou aqui.
abçs
jorge ribeiro
11 99892-2852
@Jorge Ribeiro da Cunha, boa tarde! Gostaria xe conhecer a obra, ja acabou? Estou fazendo pesquisas sobre. Conheco um pouco da tecnica ja acompanhei algumas construções. Moro proximo à Peruíbe. Procuro um terreno para construir, meu namorado nao conhece e seria nt interessantr poder compartilhar com ele. Grata
Olá! Eu amo esse tipo de construção. Durante 2 anos, leio e assisto os videos no Youtube sobre esse tipo de construção. Mediante as informações, iniciei um projeto na minha casa. Já estamos colocando os sacos no alicerce. Só tenho uma dúvida. Banheiro ! .. devo fazer o encanamento do banheiro, antes de terminar o alicerce da casa?
Olá Edna, coloque canos da 4 polegadas para fazer a passagem para encanamento e elétrica, em alguns pontos da casa, porque depois de pronta você não conseguirá abrir as passagens. Veja nosso post da casa em Mairiporã para ter uma idéia.
Outra coisa, você vai forrar o chão com os sacos?
Abraço,
Míriam
Olá Miriam, td bem? Eu e minha família construiremos uma casa em breve e simplesmente estamos fascinados com a técnica do superadobe. Fizemos um pequeno projeto e estamos pesquisando bastante sobre as técnicas dessa construção. Tenho uma dúvida a respeito dos pavimentos. O projeto tem seis domes embaixo e três em cima. Vc acha inviável? Ou tem projetos seguros com mais andares? Muito obrigada pela atenção! 🙂
Olá Camila,
Seis andares? Acho melhor você procurar algum profissional da sua região para calcular esse projeto. Não aconselho fazer com superadobe.
Vou conversar com outros colegas e te falo outra opinião, ok.
Não faça nada sem antes consultar um profissional, por favor.
Boa sorte,
Abraço,
Míriam
Moro em Uberlânda e pretendo construir uma casa em Super Adobe. Vi na internet algumas construções em super adobe com teto em “arco” ao invés de “domu”. Gostaria de saber onde encontro materias sobre as tecnicas de construção de teto em arco pois não consegui achar nada na internet. Achei a casa pronta mas não achei nada sobre a tecnica de construir o teto em arco ao invés de domu. Obrigado.
você recomenda algum livro em português que se possa aprender sobre a tecnica?
Olá Guilherme, a técnica é muito simples. Acredito que com o material publicado aqui no nosso blog você construirá sem problemas. Temos textos e muito videos, inclusive manual.
Boa sorte e qualquer duvida estamos aqui,
Abraço,
Míriam
Ola Miriam, tudo bem ?
Estou fascinado com o Superadobe. É simplesmente fantástico. Mas fiquei me perguntando como é feita a instalação hidráulica e elétrica. Eu adorei essa ideia, mas como nunca vi uma casa feita assim fiquei curioso pra saber, e de Deus quiser ( e ele há de querer ), vou colocar em prática um projeto desses em minha vida… abçs
Olá Rodrigo, as tubulações são colocadas entre os sacos enquanto você levanta as paredes. Não há necessidade de quebrar ou rasgar depois da parede pronta.
Vou postar mais videos com detalhes, ok.
Quando fizer sua casa mande as fotos e o processo para que possamos compartilhar com nossos amigos,
Abraço,
Míriam
Olá, Denis!! Tudo bem?
Gostei muito do seu post! Parabéns! Foi muito esclarecedor e útil!
Sou de B.H.e em breve começarei a construir com superadobe. Tenho pesquisado sobre a técnica há algum tempo e estou muito admirado.
Nas minhas pesquisas encontrei muito pouco sobre as instalações elétricas e hidráulicas. Para fazer a instalação embutida temos que rasgar os sacos no local desejado e retirar a terra?
Outra dúvida é se deve ser feita as instalações antes do reboco (no caso da embutida ou sobreposta).
Muito obrigado pela atenção e pelo maravilhoso post! Quando começar a obra compartilharei imagens e experiências para que mais e mais pessoas tenham conhecimento dessa técnica!
Abraços
Ola,bom dia gostaria de saber como é feita a mistura do superadobe para fazer o alicerce,aja vista que quero construir uma casa de 2 andares; e se para colocar lage precisa algo em especial. Des de já agradeço pela atenção.
ola ,bom dia tenho um terreno em uma area rural aqui no rio de janeiro e estou muito interessado em criar um projeto ,porem tenho pesquisado e ate o momento nao consegui encontrar a bobina de saco;sera que vcs podem me indicar alguma empresa de preferencia aqui no rj. dez de ja agradeço a ajuda.
Olá Abraao, nós não indicamos fornecedores, mas se você procurar no google vai encontrar várias empresas.
Boa sorte,
Abraço,
Míriam
Boa noite!
Eu quero tabm fazer uma casa de superadobe, tenho apenas 23 anos mais cheio de planos na mente, quero fazer uma casa linda no formato de asterisco, mais tudo esta sendo meramente calculado, sou mineiro mas atualmente to morando em Florianópolis, mas creio que no começo de 2016 volto pra minas e vou colocar meu plano em pratica, assim que tiver tudo pesquisado. Minha duvida então é sobre o arame farpado. Gostaria de saber como ele é usado na construção das paredes? De que forma ele é utilizado. Agradeço a atenção e aguardo a resposta.
Olá Marlon, muito bom conhecer um sonhador. O arame farpado é colocado entre os sacos para evitar que escorreguem. Veja as postagens da casa em Mairiporã e lá nós colocamos fotos com descrição.
Boa sorte e conte-nos as suas pesquisas e descobertas, vamos compartilhar o que aprendemos, ok.
Obrigada pela visita,
Abraço,
Míriam
Pretendo construir uma casa fazendo uso desta técnica, meu único receio são as infiltrações do teto, pois moro no Paraná sul do pais, onde a umidade relativa do ar no inverno é em média 100%, e a ocorrência de chuva é freqüente.
Minha pergunta é a seguinte Miriam, que técnica posso utilizar para impedir infiltrações, sendo que quero fazer a cobertura da casa em adobe?
Desde já grato pela atenção.
Olá William, o superadobe pode ser utilizado em locais umidos, desde que a fundação seja de pedras ou outro material que faça barreira contra a umidade. Aconselho que você leia estes trabalhos para melhor orientação.
http://www.iau.usp.br/pesquisa/grupos/habis/biblioteca/digital/artigos/materiais_tecnicas_e_sistemas/Artigo_Semin%C3%A1rioMatogrossenseHabita%C3%A7%C3%A3o_Sistema%20Construtivo%20Adobe%20Pirituba_FARIA_SILVA_INO.pdf
Vou conversar com alguns colegas para sugerir revestimentos com aditivo para impermeabilizar a cobertura, ok.
Boa sorte,
Abraço,
Míriam
Boa tarde Miriam.
Boa tarde William obrigada pela visita,
Abraço,
Míriam
Olá… estou fazendo o meu trabalho de conclusão de curso sobre revestimento para o su´peradobe. Tem alguma coisa que vcs possam me ajudar quanto este assunto/
Olá Ana,
Geralmente usa-se reboco e pintura, mas você pode procurar mais detalhes em sites, ou converse com um amigo da recriar – Gabriel Raia – http://www.gabrielraia.com.br/
Boa sorte,
Abraço,
Mìriam
Boa tarde,
com o objetivo simples de querer contribuir com este site, tenho a dizer que esta técnica foi formulada por um arquiteto iraniano e não israelense:
http://en.wikipedia.org/wiki/Nader_Khalili
Um abraço!
Olá Wagner, muito obrigada pela correção. Já fizemos a alteração.
Obrigada pela visita e pelo cuidado com o texto,
Abraço,
Míriam
Boa tarde. Tenho uma dúvida sobre esse tipo de construção. Como funciona em relação as autorizações para que a habitação seja construida. Existem arquitetos especializados nesse tipo de projeto? Obrigado 😉
Olá Cristiano,
Quando fizer o projeto da sua casa o arquiteto responsável deverá indicar no memorial descritivo os materiais e sistema construtivo. Caso ele não tenha nenhuma experiencia em arquitetura sustentável, sugiro que procure o CAU ou algum órgão da sua região que possa indicar profissionais, ou cursos.
Existem vários profissionais especializados em bioconstrução, no google encontrará muitos.
Boa sorte,
Abraço,
Míriam
Gostaria de fazer uma residência utilizando essa técnica você conhece quem poderia fazer essa construção para mim?
Bom dia,
É possível fazer com espessura menor que os 40cm?
Olá Monica, acho que a parede externa é prudente não fazer com espessura menor, as internas creio que 30cm ou 25cm são suficientes, mas, tudo depende da topografia, do projeto, e da maneira como será compactada a terra.
tente fazer uma pequena área de mureta e depois monitore, assim terá mais certeza da possibilidade, ou não, de diminuir a espessura da parede,
Se puder, conte a sua experiência, ok
Boa sote,
Abraço,
Míriam
Boa noite @Miriam,
Estou fazendo trabalho de conclusão de curso de arquitetura e meu projeto é a revitalização de um parque em brasília. Achei interessante utilizar materiais da própria região ou lote para proposta do projeto, vi outros métodos de construção e a que mais identificou com meu projeto foi o superadobe pela facilidade de paredes em curva. Queria essa informação da espessura da parede para um melhor desenvolvimento do projeto.
Obrigada pela resposta.
Atenciosamente,
Mônica Silva
Olá Monica, o ideal para superadobe é de 40 a 50cm de espessura. Veja aqui as matérias sobre superadobe, brickadobe e hiperadobe. Acho que isso poderá te ajudar a ter uma visão mais ampla dessa técnica. No google você vai encontrar um bom material sobre o assunto. veja nos sites da UNICAMP e USP e também terá material interessante.
Qualquer coisa se eu puder ajudar, estou de braços abertos.
Abraço,
Míriam
Não tem algum curso previsto? meu esposo queria fazer umas aulas ou até ver um projeto de perto antes de fazer.gostamos mto da ideia por ser barata e sustentavel. nao tem nenhum livro q fale sobre o assunto que possa nos indicar? obrigada
Olá Kenia existem muitos vídeos e nós publicamos alguns para mostrar a técnica. Nós vamos oferecer curso em 2 comunidades, mas ainda temos outras coisas para abordar antes da construção. Procure no google, existem grupos de permacultores que oferecem cursos constantemente, se não encontrar escreva novamente e nós indicaremos alguém, ok.
Boa sorte e obrigada pela visita,
Abraço,
Míriam
olá!
ajudei a construir em uma comunidade agrícula, e gostei muito. O trabalho mesmo foi fazer o telhado!
pensei em fazer uma casinha aqui no terreno de superadobe, já que terra não falta!
Só tenho uma dúvida: qual a melhor forma de queimar? Lá queimamos com maçarico, mas tem outro modo?
Lá fizemos tudo redondo, mas vejo que algumas pessoas fazem com quina mesmo. Cômodos quadrados. Há muito problema estrutural em se fazer assim?
Não passamos fiação por dentro (apenas por fora, e lâmpadas simples). Isso é outra coisa que li muito pouco. Se puder escrever algo sobre isso, ficaria grato!
Olá, favor corrigir a informação equivocada de que o superadobe está limitado a um pavimento. Há várias casas de superadobe já construídas com 2 pavimentos e até mais!!!!!!
Olá Laura, com certeza nós conhecemos construtores que fazem casas com mais pavimentos e são perfeitas, lindas e climatizadas naturalmente. Não posso corrigir diretamente no post porque foi escrito por outra pessoa, mas você já corrigiu aqui e eu agradeço.
Muito obrigada pela informação e pela visita,
Abraço,
Míriam
Olá, gostaria de construir uma casa de super adobe, não entendo nada de construção, poderiam me enviar uma planta completa de uma cupula, material usado na construção, um livro . tenho pouco dinheiro , por isso o custo da cupula de uns 5 m de diametro e 7 de altura, com 2 pavimentos. obrigada.
Olá Dulce, todas essas informações estão publicadas nos videos e material publicado em nosso blog. A planta pode ser da nossa casa popular.
Obrigada pela visita,
Abraço,
Míriam