Konbit Shelter é um projeto de construção sustentável, com o objetivo de compartilhar conhecimento e recursos através da criação de casas e espaços comunitários após o terremoto Haiti. O grupo é formado por artistas, construtores, arquitetos e engenheiros, que, após o terremoto de janeiro de 2010, resolveram usar as habilidades e recursos para ajudar diretamente a comunidade em tempos de crise.
O objetivo é unir a paixão criativa como artistas e a formação como arquitetos e engenheiros com o amplo conhecimento e habilidades dos agricultores, construtores e artesãos locais. Estão trabalhando para construir permanente, criativamente estruturas que utilizam as vantagens da arquitetura de saco e cúpula da terra, na adaptação ao clima e condições do Haiti rural.
O foco é principalmente a técnica de super-adobe que consiste na utilização de sacos de polipropileno cheios de terra, que é um projeto de edifício extraordinário por sua capacidade de resistir a terremoto, furacão, inundação e estruturas resistentes ao fogo, usando recursos baratos e disponíveis localmente. Originalmente projetado por Nader Khalili e continuou por terra-Cal, a abordagem trata, especificamente, a necessidade de todo o mundo para moradia adequada. Este sistema de construção fornece um modelo facilmente replicável, que pode ser construído sem o uso de maquinaria de construção especializadas e pode ser participou por homens e mulheres de qualquer comunidade. Utilizando terra 90 e apenas 10 cimento, estas estruturas são mais fortes que o bloco de concreto agora comum e a construção de laje de concreto. A técnica também não utiliza pouca ou nenhuma madeira, um trunfo inestimável em madeira empobrecido Haiti.
Estamos no processo de desenvolvimento de uma iniciativa de construção de longo prazo que, para cada casa vai reunir um artista, um arquiteto e uma família, a imaginar e construir uma casa.
A definição de Konbit em crioulo é uma forma tradicional de cooperativa trabalho comum no Haiti, segundo o qual o povo sãos de uma localidade ajudarem preparar seus campos. É um momento de solidariedade e cooperação, em face da adversidade.
http://konbitshelter.org/
Muito lindo !!!!
Quem dera iniciativas assim fossem uma constante aqui pelo Brasil.
Agora tem um porém, desta vez na edição da matéria: tem como vocês darem uma reformulada no texto? Ficou um tanto confuso …
Um abraço