Nesta segunda-feira, 28 de janeiro de 2013, Morgana Cruz e eu estivemos na Tenda Dom Pedro a convite de Sandra Morais para organizarmos um projeto juntamente com a SAEC.
O Espaço de Convivência Jardim da Vida II (conhecido como Tenda Dom Pedro) instalada no Parque Dom Pedro II, região central da Cidade foi criado para atender os moradores em situação de rua durante o dia, funcionando como porta de entrada para os serviços socioassistenciais. No local, os usuários são atendidos por assistentes sociais e técnicos da saúde e recebem orientação e encaminhamento para os serviços da Prefeitura. Além disso, são disponibilizados banheiros com chuveiros (para aqueles que aceitam tomar banho), kits de higiene, oficinas de capacitação e, ainda, atividades culturais e de lazer, com o objetivo de estimular a reintegração social.
SAEC (Sociedade Amiga Esportiva Jardim Copacabana) é uma ONG que atende e presta serviço a toda comunidade através de convênio com o Poder Público Municipal e Estadual desenvolvendo projetos e atividades relacionadas área da educação, cultura, inclusão social, laser e bem-estar social.
Dentre os projetos realizados pela SAEC está o Projeto Atenção Urbano a Pessoa de Situação de Rua, que atende em media 300 pessoas por dia, em sua unidade no Parque Dom Pedro.
A coordenadora Sandra Morais solicitou uma parceria com a RECRIAR.COM.VOCÊ para criação de oficinas de horta e jardinagem, confecção de artesanato e componentes de construção civil com materiais reciclados e criação de uma Biblioteca no local.
O primeiro projeto a ser executado será a Biblioteca e a Videoteca. Recebemos a doação de diversos livros e fitas de vhs para iniciarmos essa Biblioteca. Agradecemos aos amigos Carmen e Sergio Ferrari pela doação dos livros (coleções completas) e fitas de vhs.
Solicitamos aos nossos amigos que queiram doar livros para esse projeto, ou material para confecção de estantes e mesas para sala de leitura, entrem em contato conosco através do e-mail – [email protected].
Nossa meta é montar a Biblioteca no dia 3 de Março, assim teremos um prazo para receber todo material e organizarmos um mutirão para a instalação do espaço.
Agradecemos aos monitores e amigos que nos receberam na Tenda, com respeito e carinho.
Arq. Míriam Morata Novaes
Respostas de 2
As tendas sao muito uteis para moradores de rua mais ainda e muito pouco o que fazem por estes pobres coitados que estao doentes e esquecidos pela sociedade brasileira… o mais importante que seria comida nao e servido e cade o trabalho juntamento com clinicas para dependentes quimicos que querem tratamento? E uma vergonha pq nem agua quente nos banheiros quimicos tem.. sao fedorendos cheios de merda, os moradores de rua se drogao e fazem sexo e ninguem toma providencia, sem falar dos menores que ficam jogados, falta muito ainda pra eles poderem dizer que estao tentando readaptar estas pessoas na sociedade. *corda Brasil! Falo isto pq eu era uma ex moradora de rua morei na praca da se e convive na tenda por um bom tempo!
Olá Grazieli,
Sei que as dificuldades são imensas, o poder publico não enxerga essas pessoas e os poucos que tem boa vontade, nem sempre conseguem fazer tudo o que gosariam, pos falta de tempo, estrutura, dinheiro…
Mas, não podemos desistir, acredito no trabalho de formiguinha como a única maneira de mudar o mundo, a ala fashion e cheia de glamour serve apenas para distrair a atenção.
Temos pessoas maravilhosas na Rede Social do Centro, a nossa Corrente do Bem, e vamos alimentando essa corrente um pouco a cada dia.
Obrigada pela visita e se puder nos orientar com ideias e relatos, será muito bem vinda.
Abraço,
Míriam