CASA SUSTENTÁVEL NA TAILANDIA

João de Barro

CASA SUSTENTÁVEL NA TAILANDIA 1

A Dome Home (que significa qualquer coisa como “Casa-Cúpula”, pelo seu aspeto exterior) é inspirada na ideia de “compact living” japonesa, num país onde a sobrepopulação obriga a pensar novas formas de habitação. Areen quer levar o conceito para os Estados Unidos, mas o desafio é maior, pelas leis de construção e habitação mais rígidas do país.

Steve Areen não é seu Construtor típico. Depois de uma longa carreira como Comissário de bordo da Delta Airlines, ele teve a oportunidade de construir sua própria casa de cúpula em uma fazenda de manga orgânica no nordeste da Tailândia. Tendo as sugestões de seu irmão, ele usou uma técnica de braço giratório para criar uma esfera perfeita e então construiu sua casinha de cúpula usando tijolos feitos localmente. Apesar de ter apenas dois auxiliares, Steve concluída a construção de sua pequena casa em apenas seis semanas, e só custou-lhe cerca de U$8.000.
Verdade seja dita, as regras são um pouco relaxadas na Tailândia, assim para Steve não era necessário obter licenças de construção para sua casa de 500 metros quadrados, o que naturalmente encurtou o processo. Então, acrescentou seus próprios toques, uma vez que o edifício principal foi completo, incluindo portas, telas, prateleiras, uma lagoa e um coreto, cantaria e paisagismo – tudo o que ele fez-se usando os materiais originados na vizinhança .

A água é aquecida e a casa é iluminada com eletricidade alimentada por fontes convencionais, a casa é naturalmente refrigerada e iluminada durante o dia graças a recortes no telhado. A cúpula do quarto é coberta com um telhado de grama bonito e a casa de banho, como um jardim de Inverno, é repleto de plantas e concluída com toques sutis, como uma torneira de bambu que joga de água em uma tigela bonita – como mãos de Buda gigante.

CASA SUSTENTÁVEL NA TAILANDIA 2
A edificação teve como base a utilização de materiais simples adquiridos localmente. Além dos tijolos, ele usou bambu e outras plantas comuns em telhados tailandeses. A residência possui uma área de 150 metros quadrados, distribuídos em pequenos e aconchegantes cômodos. A pintura de terracota combina lindamente com a exuberante fauna tropical, enquanto pequenas lagoas adicionam ainda mais serenidade para o local e o projeto.

CASA SUSTENTÁVEL NA TAILANDIA 3

CASA SUSTENTÁVEL NA TAILANDIA 4

CASA SUSTENTÁVEL NA TAILANDIA 5

 

CASA SUSTENTÁVEL NA TAILANDIA 6

 

CASA SUSTENTÁVEL NA TAILANDIA 7

CASA SUSTENTÁVEL NA TAILANDIA 8

 

CASA SUSTENTÁVEL NA TAILANDIA 9

Leia mais: http://inhabitat.com/magical-dome-house-in-remote-thailand-constructed-in-six-weeks-for-just-8000/

 

Achou interessante? Compartilhe em suas Redes Sociais

Facebook
WhatsApp
Email

Participe!
Fale Conosco e Faça a Diferença!

Sua participação é muito importante para nós! Queremos responder suas dúvidas, sugestões e entender como podemos trabalhar juntos em nossos projetos.

Fale Conosco e Faça a Diferença!

Sua participação é muito importante para nós! Queremos responder suas dúvidas, sugestões e entender como podemos trabalhar juntos em nossos projetos.

Respostas de 4

  1. Linda casa! E ele usou blocos porque era o material disponível. Pode ser que superadobe não fosse tão prático, barato ou disponível e facilmente acessível no local…

    1. Olá Milena, embora bloco e cimento não façam parte da nossa proposta, adoramos a ideia da forma e a criatividade e achamos que poderia servir de inspiração para outras pessoas.
      Obrigada pela visita,
      Abraço,
      Míriam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Seu Contato é Prioridade!

Preencha o formulário e fique tranquilo(a)!
Assim que recebermos suas informações, entraremos em contato com você o mais breve possível.

Sua participação é muito importante para nós! Estamos aqui para responder às suas dúvidas,  sugestões e entender como podemos trabalhar juntos em nossos projetos.