Estamos no inverno mas algumas regiões do Brasil não se importam com isso e continuam quentes como sempre (se não é seu caso, anote as dicas para o final do ano), então é provável que você queira manter ventiladores ou aparelhos de ar condicionado ligados por horas, ou até o dia todo. Mas isso consome energia, MUITA ENERGIA, então veja algumas dicas de como usar as janelas a seu favor.
Quer a regra fácil? O Sol nasce no Leste, passa pelo Norte durante o dia e se põe no Oeste, então fechando as janelas/cortinas/persianas na direção em que ele está, entrará menos calor e você não precisará ligar ventilador ou condicionador de ar (pelo menos não na potência máxima).
Mantenha as janelas da direção oposta abertas para o ar circular e, pelo menos por algum período do dia, abra também as janelas por onde o Sol entre, afinal, você não pretende fazer criação de fungos e bactérias para acabar com a saúde, certo?
Em dias frios, mas ensolarados, abra tudo para o calor entrar e exigir menos aquecimento do condicionador de ar. Se o Sol estiver encoberto ou o tempo chuvoso, mantenha fechado para não perder o calor do ambiente.
Se você não tem uma bússola, e não faz ideia dos pontos cardeais, existem aplicativos para celular que indicam graças ao magnetômetro dentro do aparelho.
Para os mais curiosos, lembre que estamos no hemisfério sul, e, especialmente descendo cada vez mais em relação à linha do equador, graças a inclinação da Terra, temos o Sol nascendo no Leste e se pondo no Oeste no início da Primavera, porém ao longo do tempo ele vai nascendo mais na direção do Norte, para depois ir retornando ao nascimento no Leste. Por isso, usar o Sol como regra para abrir e fechar janelas é tranquilo, já como referencial de direção é uma má ideia.
http://eco4planet.com/blog