Javier Senosiain é um arquiteto mexicano considerado atualmente um expoente da chamada Arquitetura Orgânica. Os seus trabalhos podem ser comparados aos de Frank Lloyd Wright, Bruce Goff, Paolo Soleri, Friedensreich Hundertwasser, Buckminster Fuller, Antoni Gaudi e Rudolf Steiner. Atualmente é professor de arquitetura na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).
A casa orgânica nasceu da ideia de criar um espaço adaptado ao homem, de acordo com suas necessidades ambientais, físicas e psicológicas.
A sua origem na natureza e seus antecedentes históricos, a fim de encontrar espaços semelhantes para o claustro da mãe, para os abrigos de animais, o homem que adotou inicialmente as cavernas sem modificar o seu ambiente, para o iglu, todos acolhedores espaços; côncavos como braços da mãe que juntem-se à criança; grande, contínuo, abrangente, liberando espaços para luzes e mudando formas que seguem o ritmo natural dos movimentos do homem; espaços onde a mobília interna facilitar a circulação e aproveitar-se de grande parte da área.
A Casa da flor
A espiral ascendente de acesso nos conecta com a casa de 3,00 m com relação ao nível da calçada. Habitação, cuja forma em planta se assemelha a uma flor de 6 pétalas casas em Corolla envolve uma telha estrela, centro, um jacuzzi, imagen-espelho da estrela feita com vitrais na cúpula.
A residência com 115 m2, baseia-se no conceito de pátio central que convergem o perímetro do quarto. O sistema construtivo uma cofragem pneumática, com uma sanduíche estrutural mortero-poliuretano spray de argamassa.
Fonte:http://www.arquitecturaorganica.com/casa-flor.html