Fantástica Invenção que gera 100 litros de ÁGUA por dia – Warka Water
Os arquitetos italianos Arturo Vittori e Andreas Vogler do estúdio Architecture and Vision desenvolveram uma incrível torre de água feita a mão com materiais naturais. O projeto foi apresentado pela primeira vez na Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2012, e é voltado para populações rurais de países em desenvolvimento, onde a infra-estrutura para disponibilizar o acesso a água potável é quase impossível.
O projeto intitulado Warka Water foi projetado para recolher a umidade do ar por condensação e depositar assim, a água até um recipiente.
A estrutura é composta por cinco módulos que podem ser instalados de baixo para cima por algumas pessoas, sem a necessidade de andaimes e pesa apenas 60kg. Em formato de torre de 10m com base modular, o projeto é feito em bambu ou talos de juncos (espécie de gramínea) e tem o interior forrado com uma malha plástica, similar aos sacos usados no transporte de frutas e legumes. A umidade presente na atmosfera condensa na tela de polietileno de alta densidade, para depois ser acumulada em água para o consumo. O processo acontece por condensação da água do orvalho, como consequência da oscilação da alta temperatura de dia para a queda de temperatura da noite. A estimativa é de que o Warka Water seja capaz de coletar 100 litros de água por dia quando instalado em um clima como o da Etiópia, segundo o arquiteto Arturo Vittori. Um protótipo do item já foi construído no Instituto Italiano de Cultura. A previsão é a de que ele seja instalado definitivamente no continente africano em 2015. O sistema não requer alta tecnologia e pode ser aplicado em diversos locais, sendo uma solução acessível para a população.
Essa Fantástica e simples invenção já está sendo utilizada inicialmente na Etiópia, esperemos que se espalhe para o mundo.
Vejam também o vídeo em inglês