Considerada a escola mais verde do mundo, a Green School foi criada pelo canadense John Hardy e sua esposa, a americana Cynthia Hardy. O projeto foi idealizado em 2006, mas só começou a funcionar oficialmente em setembro de 2008, com 100 alunos. Green School: escola construída com bambu em Bali.
Cerca de 20% dos estudantes são balineses e não pagam a mensalidade, mas além dos nativos da ilha, atrai alunos de diversas nacionalidades, atuando desde o jardim da infância até o ensino médio completo. A linha pedagógica foi baseada no estudo do neo zelandês Alan Wagstaff, que propõe o aprendizado de forma integrada com quatro dimensões simultaneamente: emocional/social, espiritual, intelectual e sinestésica.
O bambu, abundante na ilha da Indonésia, é o principal material usado na construção dos 75 edifícios da escola. Em formato de espiral, são alimentados por fontes de energia renováveis, incluindo uma micro-hidrelétrica, energia solar e bio-diesel. Toda a água é reciclada, os jardins são na verdade, hortas, algumas partes em barro, justamente para as crianças brincarem e há animais soltos fácil de serem encontrados nos 9 hectares de área.
Tanto a PT Bambu quanto a Fundação Meranggi pretendem mudar a percepção de que o material só pode ser usado em pequenas construções. Segundo eles, algumas madeiras de bambu têm tração mais resistente do que a do ferro e a do alumínio. Além disso, o bambu é resistente a ciclones e terremotos e pode ser colhidos em um período relativamente curto, de três à cinco anos – tempo muito menor que outras madeiras tropicais, que levam mais de 20 anos para chegarem ao ponto ideal de uso.
Todo o local é focado em sustentabilidade. Fontes alternativas de geração de energia, como painéis solares, gerador hidroelétrico e sistema de cozimento e serragem do bambu, são utilizadas para reduzir a geração de carbono da construção.
A escola também ensina aos alunos de Bali e de outros países a se tornarem lideres em sustentabilidade, com o currículo baseado em ecologia, meio ambiente e em sustentabilidade e artes.
Fontes: sustentarqui e ecodesenvolvimento
[…] This post was mentioned on Twitter by Míriam Morata Novaes and Recriar.com.Você, Recriar.com.Você. Recriar.com.Você said: RT @recriarcomvoce Escola Verde: a escola de bambu da Indonésia http://bit.ly/fJfWcV #escola #de #bambu #verde […]