Concreto que emite menos CO2
Uma pesquisa feita pelo Departamento de Engenharia Civil da COOP/ UFRJ desenvolveu um novo tipo de concreto capaz de reduzir a emissão de dióxido de carbono na atmosfera. Coordenada pelos professores Romildo Toledo e Eduardo Fairbairn, a pesquisa mostrou que o concreto ecológico pode substituir em até 40% o uso do cimento na mistura tradicional para a preparação do concreto, reduzindo a emissão causada pela indústria de cimento, que responde por 7% da emissão de CO2 na atmosfera.
De acordo com os professores, a técnica é substituir 20% do cimento comum por outras substâncias, como cinzas do bagaço da cana, de casca de arroz ou resíduos cerâmicos e pó de telha. Essas alternativas podem reduzir em até 2,3 milhões de toneladas a emissão anual de CO2 da indústria de cimento. O concreto foi testado com a construção da Casa Ecológica, na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro.
Para mais informações: http://www.planeta.coppe.ufrj.br
[youtube T1le_j30xSY 480 385]
estamos promovendo um encontro de meio ambiente do norte paulista, no parque do peão de Barretos, de 01 a05 de julho. Gostaríamos que estivessem expondo no nosso evento.
[…] This post was mentioned on Twitter by Programa Linha Verde and Recriar.com.Você, Recriar.com.Você. Recriar.com.Você said: Concreto Ecológico – http://www.recriarcomvoce.com.br/blog_recriar/materiais-de-construo-sustentveis-concreto-ecolgico/ […]