A agricultura biodinâmica é baseada nos fundamentos da Antroposofia, apresentados por Rudolf Steiner, filósofo austríaco que, em 1924, em oito conferências para agricultores na Alemanha, delineou esse sistema de produção.
Essa abordagem baseia-se em um entendimento das leis que regem a vida, tendo por fundamento, segundo o autor, “a fecundação das forças terrestres pelas forças cósmicas” (STEINER, 1998). Assim, a agricultura biodinâmica não é um simples método ou um conjunto de práticas, mas um caminho e uma arte de cuidar da terra, onde cada agricultor precisa desenvolver uma percepção e sensibilidade abrangentes, para poder adaptar a prática agrícola às condições de cada região e entender o dinamismo de sua unidade de produção, concebida como um organismo (BAPTISTA, 2000).
O que distingue a biodinâmica das demais vertentes de agricultura orgânica são três elementos fundamentais: o uso de preparados biodinâmicos para tratar o solo e as plantas, a forma de preparo e de utilização do composto usado como fertilizante e o emprego de um calendário astrológico para a escolha dos momentos para realizar a adubação e outras atividades agrícolas (BAPTISTA, 2000; SAMINÊZ et al., 2007).
A agricultura biodinâmica traz uma visão abrangente de um sistema agrícola integrado, o “Organismo Agrícola”, inserido harmoniosamente na paisagem local, considerando-se os seus princípios ecológicos, sociais, técnicos, culturais, econômicos e fenomenológicos. Objetiva o bem-estar do agricultor e, principalmente, a produção de alimentos sadios e saudáveis. Por curiosidade, o termo biodinâmico refere-se à composição das palavras biológico e dinâmico.
Biológico refere-se a uma agricultura inerente à natureza, que impulsiona os ciclos vitais pela adubação verde, compostagem, consórcios, rotações de culturas e integração das atividades agrícolas.
Dinâmico, do grego dynamikós, que significa 12 Citricultura Biodinâmica: Princípios e Insumos para Nutrição de Plantas forte, poderoso, refere-se à atuação de forças da natureza, o que, na prática agrícola, ocorre pelo uso de preparados biodinâmicos, do conhecimento dos ritmos astronômicos e da formação da paisagem agrícola (SIXEL, 2003).
A agricultura em si é uma atividade sempre impactante, em maior ou menor grau. Assim, Steiner (1993) propôs meios de se restabelecer os equilíbrios rompidos por meio da utilização de preparados biodinâmicos, de maneira que as atividades agrícolas não comprometam todo o sistema.
Neste modelo de agricultura, a propriedade agrícola é vista como um organismo vivo, cuja saúde depende das interações entre os seus elementos dentro e fora da propriedade. Assim, a biodinâmica procura manter um ciclo de produção que seja condizente com a sua área, as espécies utilizadas e seus ciclos naturais.
Dentro deste modelo de agricultura, trabalha-se com a energia vital dos elementos. Para exemplificar, pode-se tomar por base o ovo de granja e o ovo orgânico.
O primeiro possui volume de produção imenso em área relativamente pequena, com custo energético alto Citricultura Biodinâmica: Princípios e Insumos para Nutrição de Plantas 13 e estresse permanente dos animais, produzindo alimento com baixa vitalidade (baixa energia vital).
No segundo caso, tem-se energia vital grande no alimento produzido, pois todo o sistema está em equilíbrio. Analisando-se as consequências de uma alimentação que utiliza como base alimentos com baixa vitalidade, verifica-se a debilitação do organismo ao longo do tempo, com maior propensão a doenças.
Desta forma, a biodinâmica visa à obtenção de alimentos que gerem saúde e vitalidade.