Alemães constroem casa do futuro, que gera a própria energia.
O governo alemão tem procurado alternativas renováveis e sustentáveis para a produção de energia. Partindo da idéia de combinar morar e dirigir sustentavelmente, o Ministério Alemão de Transportes, Construção e Desenvolvimento das Cidades (BMVBS) está construindo em Berlim a Casa Eficiente Plus. “A casa testará soluções energéticas e produzirá toda a energia consumida pelos seus moradores e mais energia para abastecer dois carros elétricos”, contou a diretora do projeto, Regina Weber.

“Deveríamos construir uma casa econômica que produzisse energia para si mesma e para carros, além disso, a casa deveria ser bonita, interessante e confortável para uma família de quatro pessoas morar. Outro aspecto que deveria ser pensado no projeto era uma fachada de vidro para que os interessados pudessem ver como as técnicas presentes na casa funcionam”, disse Christian Bergmann, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto.

A grande novidade da casa do futuro é a sua ligação com a rede de energia elétrica. “A energia excedente vai direto para rede de energia elétrica. Como a energia produzida é solar, haverá meses de superprodução e o excesso será como um bônus de energia, que pode ser usado sempre que a produção não for suficiente”, explicou Bergmann.

Outra novidade é o sistema de abastecimento dos carros. “Os carros elétricos poderão ser abastecidos da forma convencional, isto é, ligando eles na tomada, ou através do sistema de abastecimento indutivo, que será testado na casa. Através do sistema indutivo, eles serão recarregados enquanto estiverem estacionados numa plataforma”, explicou Weber. A casa deve consumir 70% da energia que produzirá.

O teto e a parede externa que fica ao sul da casa serão revestidos com placas fotovoltaicas, que produzem energia solar. A casa foi projetada para conservar o calor, evitando assim gastos com aquecimento. Todos os eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos foram escolhidos devido à sua economia de energia.

“Além de ser eficiente, a casa também é completamente reciclável”, afirmou Bergmann. “Utilizamos materiais que podem ser reciclados e após a sua vida útil ela pode ser desmontada e reciclada.”

Com base de painéis de madeira, a casa pode ser construída e desmontada rapidamente. “Começamos a obra no final de agosto e a previsão para a entrega da casa é final de novembro”, explicou Weber.

A casa de dois andares terá 130 metros quadrados. “A casa tem uma divisão bem clara com relação a sua função. Na frente, onde terá a fachada de vidro, ficará exposta toda a parte técnica da casa. Nos fundos será o espaço para morar”, falou Weber. No térreo há uma cozinha integrada com sala de estar e um lavabo. No andar superior há três quartos e um banheiro. Além disso, cerca de 250 pontos de medição estão espalhados pela casa.

Para escolher o projeto da casa, o BMVBS promoveu no final de 2010 um concurso entre escritórios de engenharia e arquitetura em parceira com universidades. O projeto vencedor foi desenvolvido pelos Institutos de Estruturas Leves e Design Conceitual (ILEK), de Construção em Física, de Ciência do Trabalho e Gestão Tecnológica (IAT) e de Construção Energética da Universidade de Stuttgart, em parceria com o escritório de arquitetura e engenharia Werner Sobek e também com a Mercedes-Benz.

Big Brother científico
O ministério quere testar a eficiência da casa em condições reais e por isso abriu um concurso para famílias interessadas em morar nesse espaço por um período de 15 meses. A família procurada deve ser composta de quatro pessoas, dois adultos e duas crianças em idade escolar. No mínimo um dos pais deve trabalhar fora e possuir carteira de motorista. Além disso, a família interessada em morar na casa vitrine deve estar disposta a receber visitas constantes de pesquisadores e não se incomodar com a presença de curiosos, que certamente pararão na frente da fachada de vidro para observar o funcionamento das técnicas instaladas na casa. Entretanto, apesar da possível perda da intimidade com tantos olhares curiosos e testes, morar na casa terá suas vantagens. A família escolhida vai morar de graça, testará os carros elétricos e todos ganharão smartphones. A concorrência para morar na casa é grande.

“Recebemos 133 candidaturas. O resultado será divulgado em dezembro e a família escolhida deverá se mudar para a casa em março do ano que vem”, declarou Weber.

Segundo o BMVBS, os resultados da pesquisa servirão para diagnosticar a viabilidade econômica desse tipo de construção e para o desenvolvimento de novas tecnologias.
Clarissa Neher
http://invertia.terra.com.br/sustentabilidade
http://www.ibp.fraunhofer.de/Images/Effizienzhaus-Plus%20-%20Barrierefrei_tcm45-97341.pdf

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
Logo Rodapé - Recriar Cuida de Mim

A Recriar.com.você não tem nenhum vínculo com partido político ou instituição religiosa. Nosso único compromisso é com a ética, a transparência e o respeito ao planeta e a todos os seres viventes.

Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
João Barassal Neto
13 anos atrás

Prezada Sra. Clarissa Neher,
Acabei de ler um artigo seu falando sobre a casa do futuro feita na Alemanha, acontece que esta casa já existe no Brasil e já ganhou até 2 prêmios de destaque Nacional (16º Prêmio FIESP de Mérito Ambiental – FIESP e Economia Verde da Nossa Caixa desenvolvimento). Será uma das primeiras Residência da América do Sul a possuir Certificação LEED HOME e etiquetagem Energética do Selo Procel.

A Casa irá possuir vários sistemas ecológicos para economia de recurso, tais como:

1) Calefação por meio de recuperadores de calor
2) Capitação e tratamento da água da chuva para reuso nos sanitários, lavagem de quintais, lavagem de carros e irrigação das plantas
3) Pisos ecológicos a base de fibras de Bambu e entulho prensado
4) Produção de água quente através de Coletores Solares
5) Produção de energia elétrica através de Painéis Fotovoltaicos e Geradores Eólicos Verticais
6) Reaproveitamento do entulho moído para fazer argamassa
7) Reaproveitamento do madeiramento do telhado antigo para confecção de parte do mobiliário
8) Reaproveitamento dos tijolos das paredes demolidas para decoração de novas paredes
9) Revestimento ecológico a base de água (Tinta)
10) Sistema de iluminação com tecnologia LED de ultima geração
11) Sistema de iluminação natural Solatube (luz do sol encanada)
12) Sistema de tarifação digital para o fornecimento de energia elétrica.
13) Telhado semi-branco para evitar o aquecimento solar
14) Utilização de fibra ótica para iluminação das plantas

Gerenciamento computadorizado de recursos: – Um Software dedicado para controle será o responsável pelo fornecimento e a distribuição dos recursos captados e ou produzidos pela casa, tais como:

a) O monitoramento constantemente da produção e da utilização da água captada da chuva
b) O monitoramento constantemente da produção energia elétrica, gerada pelos painéis e geradores
c) O monitoramento constantemente da produção de água quente, gerada pelos coletores solares
d) O monitoramento constantemente da iluminação com tecnologia LED, evitando desperdícios por uso desnecessário (sensores detectarão a presença de pessoas e quantidade de luz ambiente)
e) O monitoramento constantemente dos sistemas de segurança, agregado a um software de reconhecimento de face, o sistema não só reconhece as pessoas que moram na casa, como classifica e cadastra seus visitantes, além de monitorar atitudes que possam solicitar socorro, através de gestos classificados identificam um assaltos ou um acidente. (mão na cabeça / mão no ombro).
f) O reconhecimento de comandos ativados por voz, onde podemos solicitar o acendimento de uma determinada lâmpada, o travamento das portas, abertura, a liberação do veículo ou saber se a sua bateria já está carregada, solicitação de socorro, e por aí a fora……

Nota: Todos os dados gerados alimentam um sistema onde poderemos ver qual foi a quantidade produzida e utilizada, bem como quanto foi economizado. Todos os valores economizados por mês irão para uma conta virtual, para calcular o PayBack de cada tecnologia instalada.

Esta casa está sendo construída em São Paulo e deve ficar pronta até medos de 2012 e o melhor de tudo, ela é 100% Brasileira (visite o site http://www.ecohhouse.com.br)

Já fechamos parcerias internacionais com empresas de Portugal e Espanha, as quais pretendem investir neste segmento no Brasil.

Como a senhora pode perceber, a casa Alemã ainda tem muito que aprender com a nossa, pena que ela está no Brasil, pois se estivesse em outros países já estaria em um de seus artigos ou seria vista com mais importância por parte do governo, de qualquer forma fica aqui a dica para um novo artigo, caso a senhora tenha interesse.

Atenciosamente,

João Barassal Neto
Cel 9983-3213
(11) 2693-0250

2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x