O fertilizante não degrada a natureza e ajuda no fortalecimento e o cultivo de plantas.
Este tipo de fertilizante é totalmente sustentável, não degrada a natureza e ajuda no fortalecimento e o cultivo de plantas e hortaliças. O melhor é que ele pode ser feito em casa com a receita caseira a seguir.
Serão necessários os seguintes materiais:
– Esterco, palha ou folharada
– Garrafão plástico de 20 litros
– Restos de verduras e cascas de frutas
– Papel toalha
– Restos de comidas, vísceras de frango ou peixe
– Prego ou faca
– Tampa de garrafa plástica
– Plástico grosso e flexível 20×20 cm
– Mangueira para soro
– Garrafa plástica descartável com tampa (refrigerante, água mineral ou suco)
– Água
O primeiro passo é colocar no garrafão uma camada de aproximadamente 15 cm de esterco, palha ou folharada. Em seguida, preencha com uma camada, da mesma espessura, de restos de verduras e cascas de frutas.
Até aqui você terá preenchido cerca 30 cm do garrafão com os produtos orgânicos. Para completar a metade do volume total do objeto, coloque papel toalha, restos de comida, vísceras de frango ou peixe.
Complete a outra metade com água, de preferência recolha da chuva para aproveitar em seu fertilizante. Deixe apenas dois ou três centímetros (além do gargalo) do garrafão vazios.
Fure a base do garrafão com uma faca ou prego. Se for utilizar a faca, basta esquentar sua ponta. Para ter uma ideia do tamanho do orifício, ele deve ser suficiente para passar a mangueira de soro.
Da mesma forma, perfure uma tampa de outra garrafa plástica descartável. Sobre a boca do garrafão coloque um pedaço de plástico flexível, mas resistente, e prenda com a tampa. Com isso, a fermentação da matéria orgânica produzirá gás metano e é importante que a tampa suporte a pressão.
Insira uma das pontas da mangueira no orifício do garrafão e a outra no da garrafa pequena e sem tampa. Isso funcionará como escape do gás metano que será produzido.
Deixe o garrafão em canto do jardim e lembre-se de agitá-lo ao menos uma vez por semana. Dependendo do clima, passado dois ou três meses a matéria orgânica terá se transformado em um líquido escuro e sem cheiro.
Coloque um litro da substância em dez litros de água e está pronto o adubo orgânico. Agora basta aplicar o líquido nas plantas.
Obrigada pela dica, muito interessante, vou preparar o meu.
Você também pode colocar os restos vegetais num balde com tampa e agua para cobrir e usar essa agua suja para molhar as plantas desde o primeiro dia. Se tiver também restos de comida ou óleo melhor nao jogar sobre as folhas para que o sol forte nao queime através das goticulas de oleo. Para plantas de exterior eu jogo inclusive nas folhas. É um adubo para crescimento, nao impede a floração, mas seria melhor uma farinha de osso e cinza de madeira (de churrasqueira pode ter muito sal,o que nao é tao bom)para ajudar na floraçao e frutificaçao. Cuidado para usar algumas vezes e depois jogar as cascas para adubo, pode atrair insetos e criar larvas se deixar apodrecer sem usar todos os dias, repondo a agua. Otimo para areas externas aonde insetos nao sao problema.eu faço assim porque da menos trabalho, os nutrientes liberados são diferentes de uma compostagem.
Gostaria de visualizar essa composteira do galão para adubo orgânico líquido.
Teria como colocar fotos do passo a passo da montagem ou ele pronto?
Da pra usar em cultivos hidroponicos?