Em 14 de fevereiro de 2011 nós fomos até a Secretaria de Habitação de Taboão da Serra, para iniciarmos um projeto de capacitação e construção para as mulheres da ONG Mulheres da Paz, pois já tinhamos terminado a parte teórica do nosso curso e precisávamos de espaço para a parte prática, incluindo a construção de um Centro Comunitário.

Desde então (1 ano e 4 meses) o processo está tramitando na Prefeitura de Taboão da Serra.

Em 15 de Agosto de 2011, nós entramos com um pedido para que a Secretaria do Bem Estar Social de São Paulo, nos autorizasse a fazer uma Oficina de Materiais Sustentáveis para Moradores de Rua, sem NENHUM custo para este órgão. O projeto foi aceito em 2 “instâncias” e está sendo analisado na terceira – 10 meses.

Em 2 de Março de 2012 enviamos uma lista de materiais para o vereador Paulão do Sitio, para construirmos a casa de uma familia da comunidade de Vila Rosina, Caieiras. Os tijolos ainda não foram entregues porque choveu este feriado e a familia está esperando pela casa.

1a. lição – a vontade política e a burocracia engatinham, enquanto a miséria e a fome viajam na velocidade da luz. Fazer uma ponte entre elas é muito difícil.

Agora estamos articulando nosso projeto com um empresário Marcelo, que possui um galpão de 2.400m2 em uma área de 5.000m2, neste lugar ele abriga 25 ex moradores de rua e dependentes químicos.

Ontem, dia 9 de junho, nos reunimos para iniciar os termos de umam parceria:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ele nos oferecerá mão-de-obra, espaço e infra-estrutura para fazermos nossos materiais e cursos de capacitação. Nós (eu e dois amigos sob orientação de uma professora da FEC UNICAMP) pesquisaremos e testaremos novos materiais de construção, utilizando entulho, residuos de gesso, terra, resíduos de peças, etc. no Laboratório da FEC UNICAMP.

Iniciaremos com blocos de resíduos de gesso e solocimento. Faremos o projeto das formas que serão produizidas por amigos do Marcelo; iremos até o galpão e ensinaremos os rapazes a produzir os blocos e construir com eles, daremos noções básicas de construção e sustentabilidade horta doméstica e tecnologia limpa. O gesso será captado nas lojas, deixaremos um galão para que os funcionários coloquem os resíduos nele, uma vez por semana passaremos recolhendo.Também estamos recolhendo residuos de gesso despejados na natureza.

 

Esses materiais serão produzidos pela equipe do Marcelo, metade da produção será da Recriar, para levar às comunidades e dar continuidade ao projeto de transformar barracos em casas sustentáveis. Metade da produção será da ONG do Marcelo e utilizada na construção da novos cômodos, para receber mais moradores de rua e o restante será comercializado.

Essa é nossa meta, vamos aguardar as próximas lições.

 

2a. Lição “Quem quer faz.”

Arq. Míriam Morata Novaes

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
Logo Rodapé - Recriar Cuida de Mim

A Recriar.com.você não tem nenhum vínculo com partido político ou instituição religiosa. Nosso único compromisso é com a ética, a transparência e o respeito ao planeta e a todos os seres viventes.

Inscrever-se
Notificar de
guest
4 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
haruo
haruo
11 anos atrás

gostaria de saber como ficou a produção de tijolos com gesso + solocimento.

” blocos de resíduos de gesso e solocimento”

4
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x