A Sociedade do Sol
Desde quando foi criada em novembro de 2001, a Sociedade do Sol, uma instituição sem fins lucrativos, se dedica ao desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de energia solar e renovável e programas de educação ambiental. Sua atuação é dedicada ao desenvolvimento de soluções de baixo impacto ambiental e custos reduzidos para a geração de energia junto à comunidades e organizações.
Sediada no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia – CIETEC, a SoSol dissemina, faz formação e monitora a implantação de um Sistema de Aquecimento Solar – o SAS, por meio da solução tecnológica conhecida como Aquecimento Solar de Baixo Custo, o ASBC.
O projeto ASBC da Sociedade do Sol está certificado pelo Banco de Tecnologias Sociais da FBB – Fundação Banco do Brasil e referenciado no Banco de Tecnologias da Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP e no Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina (http://www.cds.unb.br/obmts/), além da RTS – Rede de Tecnologias Sociais/Governo Federal.
A atual equipe da Sociedade do Sol é formada por profissionais que desde 2000 se somaram aos pesquisadores originais. A SoSol também Integra redes e fóruns do movimento sócioambiental brasileiro como a Rede das Agendas 21 de São Paulo, Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais pelo Meio Ambiente e Desenvolvimento, Fórum Marco Regulatório das OSCs e RENOVE (http://www.renove.org.br), além da Rede de Meio Ambiente do Cietec, Rede ASHOKA, Rede Permacultura Social Brasileira, Movimento Nossa São Paulo e Fórum Nacional das ONGs.
As atividades da SoSol também se realizam por meio de parcerias com outras entidades, governos, mestres populares, pesquisadores científicos e profissionais técnicos em projetos com foco na sustentabilidade social, econômica e ambiental.
http://www.sociedadedosol.org.br/a-sociedade-do-so/
Olá Mildred. Estava a procura de alguém com este tipo de conhecimento.Por favor. Gostaria muito de trocar estas informações sobre a geladeira, lâmpadas … enfim tudo que deu certo
pra voce.
Fico no aguardo.
Att. Eugenia
Aqui em Sao Paulo usamos o sistema de aquecimento de agua com placas solares , baixo custo de instalacao, a decepcao foi tentar usar agua de chuva, a firma que orcou a instalacao pediu quase R$30.000 so de mao de obra o que achei inviavel, pena porque a agua serviria par- lavar o quintal e as descargas de banheiro
Achei fantastico o relato sobre auto suficiencia com uso da energia solar, posso afirmar que isto e completamente realista no Brasil que tem tanto sol e calor , na nossa casa no litoral norte do Estado de Sao Paulo usamos placas fotovoltaicas e baterias que alimentam uma geladeira 365 dias do ano, usamos lampadas LED e a casa toda funciona usando energia solar, apenas usamos gerador para maquinaria pesada.