Arquitetos indianos criaram um prédio de bambu resistente a desastres naturais. O conceito habitacional é uma edificação de três andares construída sobre palafitas e com um núcleo resistente a terremotos, ventanias e tempestades. O projeto inclui a coleta de água da chuva, reciclagem de água, plantações e espaço comercial para que o empreendimento se transforme em uma comunidade sustentável.
No grupo, estão os arquitetos Komal Gupta, Vasanth Packirisamy, Vikas Sharma, Sakshi Kumar and Siripurapu Monish Kumar. O objetivo foi criar uma comunidade ecológica com unidades de habitação, dois centros comunitários, instalações médicas, creche, mercado, uma biblioteca e um amplo espaço verde ao ar livre, com resistência aos eventos naturais extremos.
O núcleo central da construção é equipado com água e energia. São três apartamentos por andar e cada um deles tem cozinha e banheiro. Além disso, um deck de bambu pode ser convertido em uma sala de estar e quarto. Já os centros comunitários são construídos fora da terra para evitar inundações, com materiais resistentes para suportar os desastres. A água da chuva também é recolhida por meio de telhados e armazenada em um tanque, na parte inferior da estrutura.
Então, caso aconteça uma forte tempestade, os apartamentos de bambu até podem ser destruídos. Porém, o núcleo – à prova de desastres – permanece. O que for destruído poderá ser reconstruído de forma rápida e barata. O projeto foi criado para participar da competição de arquitetura “Design Against the Elements”, com empresas do mundo tudo. A iniciativa do evento aconteceu depois da devastação causada pela tempestade tropical Ondoy, nas Filipinas.
noticias.bahianoticias.com.br
Fantanstico
Revelações de outras mentalidades a Humanidade renova-se!
Simplesmente Magnifico!
Parabens peka grande investigacao e ideia!!!
Muito interessante. Absolutamente recomendável. É muito sugestivo para conscientizar as populações rurais brasileiras da potencialidade do bambu. Não existe essa cultura aqui. Realizo trabalho de estudos antropológicos de pesquisa e intervenção. É um esforço eterno de implantar a cultura da tecnologia do bambu, no lugar do desmatamento.
Excelente iniciativa desses indianos.