Dentre os arquitetos que serão responsáveis pela reestruturação do local arrasado pelo terremoto e tsunami no Japão em 2011, destaca-se Shigeru Ban, que há 15 anos se dedica a construir refúgios temporários para os desabrigados: ergueu estruturas desse tipo em países como Haiti, após o terremoto do ano passado, Sichuan (China) em 2008, Sumatra em 2004 e Kobe em 1995.

O símbolo que identifica seus refúgios está no uso de materiais de baixo custo, principalmente cilindros de papelão tratados com poliuretano, que Ban transforma em estruturas surpreendentemente sólidas.
Nesse momento, o arquiteto está envolvido na tarefa de melhorar a vida dos milhares de desabrigados no nordeste de seu país que estão vivendo em uma dezena de ginásios. Nesses locais, construiu com canos e telas, pequenos quartos que devolvem independência às famílias.
A montagem idealizada por Ban é simples e rápida e foi realizada em várias províncias, incluindo Fukushima, epicentro da crise nuclear do Japão, ao custo de 1,5 mil ienes (12,5 euros) por metro quadrado, financiado graças às doações (www.shigerubanarchitects.com) e de seu próprio bolso.

Na cultura oriental, especialmente na japonesa, o papel é amplamente utilizado na arquitetura como vedação de janelas e divisórias. Então, por que não construir com papel? O arquiteto japonês Shigeru Ban iniciou suas pesquisas com tubos de papelão na década de 80 e a Paper Arbor, de 89, foi seu primeiro projeto utilizando esse material, Ban trata o papelão como ”madeira evoluída”, em referência a sua origem. Preocupado com o meio ambiente, defende a reciclagem como uma solução pós-tecnológica e pós industrial e também diz que a arquitetura hoje em dia pouco faz para os mais necessitados, que são muitos e representam um desafio à todos os arquitetos.

Ban desenha pavilhõescasastendas emergenciais utilizando esse tipo de estrutura, edifícios de todos os tamanhos, formas e usos, todos incríveis. E como se isso não bastasse, os projetos construídos de maneira tradicional são sempre muito detalhados, apesar de parecerem simples (até) demais.

Se você quiser ler a entrevista do Shigeru Ban para o Designboom, clique aqui. Para ler sobre Shigeru Ban na Wikipedia, clique aqui. Se você interessou sobre as estruturas de papelão, tem uma ótima tese de mestrado aqui.

Fonte: http://neorama.wordpress.com/2007/07/01/shigeru-ban/

Por Ana Mimizuku, correspondente Recriar.com.você no Japão.

 

 

 

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
Logo Rodapé - Recriar Cuida de Mim

A Recriar.com.você não tem nenhum vínculo com partido político ou instituição religiosa. Nosso único compromisso é com a ética, a transparência e o respeito ao planeta e a todos os seres viventes.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x