Em sua casa em Melbourne, na Austrália, o farmacêutico Angelo Eliades tem um jardim comum, com cerca de 60 metros quadrados. Ele poderia fazer como seus vizinhos, plantando algumas flores para enfeitar ou concretando tudo para dar menos trabalho, mas decidiu ir mais longe e transformar o espaço em uma horta-pomar incrível, de onde colhe mais de 200 kg de alimentos por ano.
Eliades é entusiasta do plantio urbano e quer provar que é possível usar espaços dentro da cidade para produzir alimentos saudáveis. Ao todo são 30 árvores frutíferas, dezenas de ervas e plantas medicinais e muitos vegetais. Flores e vegetais ornamentais também fazem parte da “fazenda” criada pelo farmacêutico.
A fim de maximizar o espaço disponível, Eliades criou uma série de grades e prateleiras, onde crescem parreiras e outras frutas. O ousado e belíssimo jardim já virou ponto turístico.
Nela são cultivados anualmente cerca de 70 quilos de vegetais e 161 quilos de frutas, entre limão, cana-de-açúcar, batata, alface, cenoura e outros.
“As pessoas precisam assumir a responsabilidade pelo crescimento da população e, portanto, tornar possível o cultivo de alimentos onde as pessoas vivem”, disse Angelo a um jornal local. Ele acredita que os rendimentos dos cultivos em áreas urbanas podem ser surpreendentemente altos.
Angelo é estudante de permacultura e passou os últimos quatro anos planejando e executando ações que transformassem os seus 60m² de solo altamente fértil em uma fazenda dentro de casa.
Saiba mais – https://permacultureglobal.org/users/2716-angelo-eliades
Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/ e http://www.hypeness.com.br/
Olá, não consigo acessar através dos links. Podem disponibilizar novamente? Abraço.
O link do final está com problema. Sabem informar o correto?
Acho uma matéria dessas,muito estimuladora um grande exemplo, porque o mundo passa por tantas necessidades se basta trabalhar? Esse senhor está de parabéns, um grande exemplo e modelo de criatividade.