Sábado dia 10 de agosto de 2013 nós terminamos a montagem da Biblioteca para os menores da SAICA Santo Amaro. SAICA – Serviço de Acolhimento Institucional Para Criança e Adolescente
A SAICA Santo Amaro tem por objetivo acolher crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos, de ambos os sexos, em situação de risco pessoal e social, nos casos de violência doméstica, maus tratos físicos e psicológicos praticados por pais e responsáveis,crianças que tinham o convívio com responsáveis dependentes químicos, vivência de rua, orfandade quando há morte dos familiares, crianças que tiveram os pais detidos pela justiça, abuso sexual, problemas com o comportamento da criança e adolescente, carência em recursos materiais da família e abandono pelos pais e responsáveis.
O serviço abriga provisoriamente 20 crianças e/ou adolescentes, por um período de 72 horas a 60 dias. Oferece atendimento psicossocial a fim de promover a reintegração familiar do atendido e realiza os devidos encaminhamentos tanto para a criança e/ou adolescente quanto para sua família.
A Assistente social Débora Maria Eleutério e Patricia S. Goulart solicitaram que montássemos uma Biblioteca, para que os adolescentes pudessem ter acesso a leitura.
Montamos a Biblioteca com pallets doados pela Rosco do Brasil Produtos para Artes Cênicas Ltda., através do Junior Silva; os livros foram doados pelos amigos Sergio e Carmen Ferrari; as tintas e os voluntários pelos parceiros da Igreja Cristã da Família através do amigo André Marçal; a amiga Andréia Mota fez doação de R$ 200,00 depositados na conta da RECRIAR para ajudar na compra de pincéis, sarrafos e tinta.
A placa da Biblioteca foi doada pelo Odair Morata da Art mania e Ana Maria Morata doou gibis que serão entregues na próxima semana.
Agradecemos a todos que participaram desse trabalho, a semente está lançada e esperamos que frutifique.
Não podemos divulgar os nomes nem os rostos dos adolescentes que nos ajudaram, mas saibam que estamos muito gratos e esperamos que façam bom uso desses livros e desse trabalho feito com muito amor.
Arq. Míriam Morata Novaes