“De que adianta uma casa se não há um planeta tolerável onde construí-la?”
A frase do escritor Henry David Thoreau foi dita há mais de um século, mas continua a inspirar as pessoas – ainda mais em um mundo em que as mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável se tornaram questões prementes. No Texas, um grupo de arquitetos e estudantes construiu uma cabana para testar artifícios arquitetônicos sustentáveis e comprovar na prática sua eficiência – experiência semelhante à que viveu o autor.
Insatisfeito com a sociedade e o modo como as pessoas viviam em sua época, Thoreau abandonou a cidade e se refugiou na floresta, onde construiu sua casinha e tentou levar uma vida autossuficiente. Lá, ele escreveu “Walden ou A vida nos bosques”, em que descreve sua estadia na mata e convida a uma reflexão sobre um modo de vida simples. Lançada em 1854, a obra se tornou um referencial para a Ecologia e seu livro mais famoso.
Assim como Thoreau procurava oferecer ao leitor o que aprendeu na floresta, os participantes desse projeto pretendem estudar soluções ecológicas – como aproveitamento de água da chuva, ventilação natural e energia solar – que permitam aos arquitetos criar projetos baratos, que possam ser adaptados às casas já existentes.
Para isso, um time do escritório Urs Peter Flueckiger e estudantes da Texas Tech University construiu a casa das fotos a partir de um chassi de metal reciclado, revestido de cedro no exterior com interior de bambu e pinho amarelo. O isolamento térmico foi feito com o uso de algodão reciclado. A cabana é equipada com um banheiro seco e é abastecida por energia solar, armazenada em baterias. Por meio da análise desse modelo, será estudado, por exemplo, o desempenho dos seus painéis solares e a resistência dos materiais utilizados. Como em Walden, o grupo quer aprimorar o projeto a partir da experiência de vivê-lo. Além de Thoureau, o grupo também buscou inspiração no “Cabanon”, exercício minimalista de Le Corbusier e a única construção que o famoso arquiteto suíço fez para si mesmo.
Luana Caires, Ecocidades