Casas de plástico reciclado resistentes a sismos e furacões
Estas casas podem ser utilizadas em locais onde ocorreram desastres naturais ou conflitos armados. Possibilitam a construção rápida e fácil de habitação, pelas próprias populações locais.

Cada ano os desastres naturais e os conflitos armados deixam sem casa centenas de milhares de pessoas em todo o mundo.

Muitas destas crises humanitárias ocorrem em países em vias de desenvolvimento onde os materiais tradicionais de construção não estão disponíveis ou são demasiado caros para as populações locais.

A companhia Innovative Composites International (ICI) desenvolveu as casas ECO:Shield que poderão ser a solução para o problema. Estas casas são constituídas por painéis feitos de plástico reciclado, que podem ser montadas facilmente por trabalhadores não especializados em menos de 45 minutos, utilizando ferramentas correntes.

Para além de serem resistentes a sismos e furações, as casas ECO:Shield são eficientes energeticamente e resistentes à humidade, insectos e mofo. A companhia sublinha que são mais baratas que as construções convencionais.

É usado um material de borracha para anexar a estrutura plástica à fundação, que pode ser de betão ou outro material. A borracha permite a oscilação da casa em cima da fundação, o que se traduz na flexibilidade necessária para resistir a ventos fortes e sismos.

A possibilidade destas casas poderem ser construídas sem mão-de-obra especializada permite que as populações locais possam construir as suas próprias casas e também outras instalações fundamentais, como escolas e hospitais.

Estes sistemas são facilmente desmontados e transportados para outro local de desastre. Também podem ser usadas como casas permanentes em zonas onde a capacidade económica para a aquisição de casa própria é limitada. Devido à durabilidade dos materiais utilizados, estas casas podem persistir durante várias décadas, de acordo com a ICI.

“Desenvolvemos vários produtos constituídos por fibras de alta resistência que são combinadas com plásticos de baixo custo e fornecemos aplicações estruturais para substituir o aço, betão e madeira com algo que dura mais, é mais resistente, leve e completamente reciclável”, refere Terry Ball, chefe-executiva do ICI.

A ICI faz parte de um consórcio de licitação para a construção de habitação no Haiti, na sequência do sismo de há um ano atrás que deixou um milhão de desalojados.
Fonte: www.gizmag.com

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
Logo Rodapé - Recriar Cuida de Mim

A Recriar.com.você não tem nenhum vínculo com partido político ou instituição religiosa. Nosso único compromisso é com a ética, a transparência e o respeito ao planeta e a todos os seres viventes.

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Silvia Guarani Martinez
Silvia Guarani Martinez
9 anos atrás

olá, tenho um projeto arquitetônico para containers que gostaria de estudar a possibilidade de executar em plastico reciclado, aguardo seu contato, obrigada, silvia martinez

1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x