Hoje demos continuidade à obra de Mairiporã. A familia trabalha durante toda a semana, já terminaram a parede do fundo com pneus e agora começa a fase de retirar a terra e levantar as paredes com superadobe.
Conseguimos organizar a obra, fazer uma pequena bancada com pneus e 2 táboas e o sr. Mariano já limpou a área, onde faremos nossos testes com a terra e os demais materiais.
A coluna da varanda será feita com pneus aro 13, procuramos algum material para substiruir o ferro como guia, encontramos um pedaço de para choque de fibra e um caibro, aterramos e iniciamos a coluna. O arame farpado foi insuficiente, a sra. Kelly conseguiu com um caminhão, uma grande quantidade de madeira que seria descartada na natureza; a madeira foi utilizada para substituir o arame, já existia uma grande quantidade de pregos nas ripas o que facilitou bastante o trabalho.
Os rapazes do nosso parceiro Casa de Restauração nas Mãos de Deus trabalharam conosco.
O sr. Mariano pediu orientação para plantar as bananeiras e nos comprometemos a levar mais mudas para o pomar e o jardim. Esta semana procuraremos orientação para o inicio desse pomar e jardim.
Tivemos a informação que 5 familias da região, que vivem em condições de absoluta carência querem participar do nosso projeto, vamos iniciar uma lista de espera, para que possamos atender a todos.
Não tivemos nenhum acidente. Obrigada a todos!
Arq. Míriam Morata Novaes
Parece-me que é possível usar bambú no lugar do ferro.
Moro em Mairiporã e tenho interesse em conhecer o projeto e as técnicas usadas.
Seria possível ir no local ver a obra?
Saudações,
Vinícius Nardi