A CASA PET é a possibilidade concreta de gerar casas pré-fabricadas através da reciclagem de garrafas plásticas. As paredes da casa são formadas por painéis modulares que incorporam as garrafas plásticas no seu interior, melhorando o desempenho térmico, dimuindo o seu peso e conferindo maior espessura da parede e rigidez ao conjunto. Utiliza garrafas vazias, cujo material é abundante e de grande durabilidade, estimula a coleta seletiva e diminui a sua presença em lixões e aterros sanitários, fator problemático nas grandes cidades.
fig.1 – Colocação das garrafas no molde
fig.2 – Concretagem dos painéis
O objetivo é apresentar o desenvolvimento da tecnologia de fabricação de painéis com garrafas de Polímero Termoplástico (PET) recicladas. As paredes da casa são formadas por painéis modulares que incorporam as garrafas plásticas no seu interior, melhorando o desempenho térmico, diminuindo seu peso, conferindo maior espessura da parede e rigidez ao conjunto. Este processo utiliza as garrafas plásticas vazias, cujo material é abundante e de grande durabilidade, atuando como elemento estimulador para a coleta seletiva contribuindo para reduzir sua presença em lixões e aterros sanitários, e desta forma, diminuindo o impacto ambiental nas grandes cidades.
O projeto busca proporcionar flexibilidade compositiva à casa, de modo que seja possível sua montagem com elementos pré-fabricados e também permitindo sua ampliação futura, sem necessidade de desocupação da casa.
Para a fabricação do páinel parede com garrafas plásticas é necessária a combinação de unidades de garrafa, para obter o formato e as dimensões finais projetadas. A fabricação do molde pode ser executada com diversos materiais e a classificação, corte, limpeza e preparo das garrafas plásticas, podem ser realizados por uma pessoa devidamente treinada.
fig.3 – Colocação de tubos e eletrodutos.
fig.4 – Possibilidade de execução de painel curvo
A fabricação dos painéis de paredes portantes é feita em moldes de madeira, fibra de vidro ou chapa de aço, dependendo da escala de produção. Os painéis são formados por colunas verticais com garrafas PET cortadas e encaixadas, reforçadas com treliça de aço plana em seu perímetro e revestidas nas duas faces com argamassa de cimento e areia. A cobertura também pode ser fabricada com painéis planos ou curvos, executados com o mesmo sistema construtivo. Neste trabalho buscou-se a racionalização do projeto de habitação térrea para a construção de um protótipo embrião de 39m², tendo dois dormitórios e com possibilidade de ampliações utilizando o mesmo sistema construtivo sem a retirada dos moradores.
Para a caracterização da resistência e comportamento em serviço do sistema, foram fabricados seis painéis com garrafas plásticas. Os ensaios foram realizados no Laboratório de estruturas do Departamento de Engenharia Civil da UFSC, sendo eles: enasios de impacto de corpo duro e corpo mole, e ensaio de ruptura à compressão dos painéis em posição vertical.
fig. 5 – Desmoldagem dos painéis
Os resultados demonstraram uma adequação do sistema construtivo para a construção de uma edificação térrea em função de sua capacidade portante e da resistência satisfatória do impacto de corpo mole.
http://www.labsisco.ufsc.br/casa_pet.html
Oi ,Miriam bom dia !!
Eu achei muito interessante este artigo seu !! Eu estou já à algum tempo conscientizado sobre a sustentabilidade , que é uma garantia para um futuro duradouro de nosso planeta !!
Eu gostei muito e estou querendo aplicar esta ideia construindo um pequeno salão para minha oficina de artesanato !! Estou com a ideia de incluir o bambu na confecção dos painéis , trazendo ainda menos prejuízo ao meio ambiente !! Para o telhado ,pretendo usar antigas telhas ,que em minha região são chamadas de francesas !! São destruídas quando reformam as residências , trocando por novas !! Eu vou usar o bambu como travas , caibros e ripas !!
Ano passado fiz um curso de tratamento de bambu ,preciso colocar em prática meus conhecimentos !!
Você lançou a semente, depende de nós fazer ela germinar ,crescer e produzir frutos !!
Bom dia , até uma próxima oportunidade !!