Este manual será elaborado durante nosso trabalho de pesquisas e ensaios, com materiais e tecnologias sustentáveis de baixo custo.
Vamos utilizar o projeto da casa popular sustentável, que faz parte do Projeto Recriar. Os materiais e técnicas mais adequadas variam conforme a região, por essa razão, vamos publicar diversas propostas, pesquisas, estudos de universidades, institutos, fundações, ONGs e pessoas que desenvolvem trabalhos sérios.
Embora os materiais possam variar, alguns itens da construção são permanentes, como as alturas, dimensões, iluminação adequada para cada ambiente, projeto sanitário, hidráulico e elétrico.
Primeiros passos para a construção da nossa casa térrea com 52.00 m2 de área construída, 2 quartos, sala, cozinha banheiro, varanda, área de serviço coberta:
A área da casa (até 70 m2 configura casa popular) permite que seja enquadrada na categoria de Habitação popular, portanto está isenta de tributos federais, antes de construir, procure a Prefeitura da sua cidade e informe-se se o terreno (deve estar com a documentação em ordem) situado em uma área que permite a construção de residências.
A casa não poderá ser construída sobre aterros e solos que não apresente condições mínimas exigíveis de suporte para a obra.
Antes de iniciar a obra:
- Limpar o terreno
- Locação da Obra – executada com gabarito de madeira nas dimensões do projeto.
- Construir uma pequena área coberta para guardar o material e ferramentas.
Tipos de Fundação
A fundação ou alicerce é a estrutura que serve para apoiar a casa no terreno. Existem alguns tipos de fundação, que variam de acordo com a carga da construção e o tipo de solo do terreno. Para saber qual a fundação mais adequada, pode-se fazer uma sondagem, ou, consultar os vizinhos e saber que tipo de fundação foi feita nas casas próximas ao terreno.
Para nossa casa ecológica, podemos utilizar dois tipos de Fundação:
Escavação manual – Baldrame (sapata corrida)
Se você encontrar solo firme até uma profundidade de 60 cm, você pode abrir uma vala com dimensões mínimas de 40cm x 25cm niveladas e fazer o baldrame diretamente sobre o fundo dela. Você pode fazer baldrame de blocos ou de concreto ecológico.
Não esqueça de fazer impermeabilização para evitar que a umidade “suba” pelas paredes de sua casa.
Broca (estaca)
Se você não encontrar terreno firme até 60 cm de profundidade, vai ser necessário apoiar o baldrame sobre brocas.
Radier
Outra solução é construir uma laje de concreto sobre o solo, conhecida como radier. Além de apoiar sua casa, o radier já funciona como contrapiso e calçada. Mas o radier só pode ser usado se o terreno todo tiver o mesmo tipo de solo. Se uma parte for firme e a outra fraca, o radier não pode ser utilizado.
Não esqueça de instalar os tubos de esgoto e os ralos antes de concretar o radier.
No nosso caso, a princípio vamos utllizar blocos solo cimento.
Para saber se o solo é adequado para construção em tijolo solo-cimento, basta fazer um teste simples apelidado de “teste da caixa” 1, que consiste em fazer um corpo de prova da seguinte maneira:
1 — Retira-se uma amostra de aproximadamente 4kg do solo que está em avaliação. Não usar a camada superficial, que sempre contém matéria orgânica. A amostra de solo deve ficar secando até que possa passar por peneira com malha entre 4 a 6mm
2 — Misturar água aos poucos, até que a mistura, ao ser pressionada com uma colher de pedreiro, comece a grudar na lâmina.
3 — Colocar o solo já umedecido em uma caixa de madeira com as dimensões internasde 60 x 3,5 x 8,5 cm, conforme figura ao lado. A parte interna da caixa deve ser untada com óleo ou desformante comercial.
4 — Encher totalmente a forma, pressionando e alisando a superfície com a colher de pedreiro, certificando-se de não criar nenhum espaço vazio no interior da massa.
5 — Deixar a caixa em ambiente fechado, protegida do sol e da chuva durante 7 dias, molhando-a todos os dias. Depois disto, medir a retração ocorrida no sentido do comprimento da caixa e também nos dois lados da mesma. Some as três medidas. Se o valor ficar abaixo de 2 cm e se não aparecerem trincas no corpo de prova então o solo é adequado e pode ser usado.
Certamente, o ideal é usar solo retirado do próprio local da obra. Caso ele não passe no teste da caixa será preciso procurar solo mais adequado em outro local. Aliás, o local de retirada do solo é denominado “jazida”. Por questões econômicas, a jazida deve ficar o mais próximo possível da obra, já que o custo do transporte pode inviabilizar economicamente o projeto.
Assim, pode-se estudar várias misturas, com diferentes quantidades de cimento, e água e de adição de areia até conseguir um traço que atenda aos requisitos do teste da caixa de maneira a utilizar o solo do próprio local ou próximo a ele.
1 http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=23&Cod=124
[…] This post was mentioned on Twitter by Míriam Morata Novaes, Recriar.com.Você. Recriar.com.Você said: RT @recriarcomvoce Casa Popular Sustentável – Faça você mesmo http://bit.ly/e6DCff […]