Para se ter uma construção sustentável é importante, além dos princípios verdes, utilizar materiais verdes. Ao longo dos anos, algumas casas passaram a utilizar a água e energia de forma mais eficiente, mas elas foram muitas vezes construídas com materiais novos. A empresa europeia ReWall pretende reduzir ainda mais o impacto ambiental dos edifícios a partir da criação de materiais de construção reciclados.
A ReWall recicla cerca de 2 milhões de toneladas de embalagens de polietileno, encontrados em copos e pratos descartáveis, que são despejados em aterros sanitários todos os anos. A ação revela uma boa ideia para o destino dos copos descartáveis que levam mais de 100 anos para se deteriorar. Além disso, quase todos os materiais trazidos para a unidade de produção estão em locais com menos de 500 km de distância.
A empresa fabrica itens como revestimento para paredes e tetos, e substratos para pisos, azulejos e bancadas. O processo de fabricação começa com a trituração dos materiais recicláveis. Em seguida, o plástico, tinta e papel são aquecidos e comprimidos no seu processo de fabricação patenteado. Os materiais combinados tornam-se produtos ReWall, feitos sem cola, ou outros agentes químicos de ligação, o que torna também a fabricação ambientalmente amigável.
http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2012/abril/empresa-europeia-cria-materiais-de-construcao