O superadobe é uma técnica construtiva sugerida pelo arquiteto iraniano Nader Khalili na década de 80. Apresentou a NASA como sugestão arquitetônica para construções lunares. O objetivo era minimizar o volume de materiais de construções que precisariam ser levados ao espaço.
As construções em superadobe requerem, basicamente, solo úmido (do próprio local da construção, praticamente qualquer tipo de solo serve), sacos de polipropileno e arame farpado.
O arame farpado é composto basicamente de ferro. O polipropileno é um polímero totalmente reciclável e solo é solo. Materiais totalmente sustentáveis, onde a construção não gera resíduos. Fantástico não?
Mas como eu vou fazer uma casa segura e confiável com terra?
Pensemos numa técnica para se construir barreiras, barragens, paredes etc. em momentos de necessidade e com muita velocidade. Nas guerras são empilhados sacos e mais sacos de terra/areia até a formação de uma parede, uma barreira.
Depois de socada e a parede estiver com cerca de 40 cm de espessura, passa-se dois fios de arame farpado sobre a linguiça, deixando cerca de 10 cm de distancia entre as laterais e 20 cm entre um fio e outro. Sobre estes arames, colocaremos mais uma linguiça e assim sucessivamente até atingirmos a altura desejada.
As paredes de superadobe são naturalmente estruturais, ou seja, não precisa de alicerce para uma construção em superadobe, não requer vigas, colunas, ferros e concreto. Fica como opção apenas, que a primeira linguiça fique abaixo do nível do solo, a segunda já no nível do solo e assim por diante. Recomenda-se ainda, que as primeiras fiadas (a sob o solo e as 3 ou 4 subsequentes) sejam preenchidas com areia e cimento (9:1) no lugar de solo, apenas com a função de não reter umidade por estar em contato direto com a área aeróbia do solo (primeiros ~50 cm) que poderá comprometer a estrutura caso seja feita de terra também.
A construção pode ser levada desta maneira até a finalização. Após a conclusão, a obra deve ser revestida interna e externamente com o mesmo solo umedecido misturado a cimento (7:1), simulando um reboco (pode ser amassado com os pés ou com betoneira), de preferencia jogado com força nas fendas onde se unem as linguiças, para que fique totalmente vedado. Após a secagem total, pode ser dado acabamento com tinta cal para evitar que a chuva destrua o acabamento, como fazemos numa residência em alvenaria.
Por que superadobe?
Bom dia,
É possível fazer com espessura menor que os 40cm?
Não tem algum curso previsto? meu esposo queria fazer umas aulas ou até ver um projeto de perto antes de fazer.gostamos mto da ideia por ser barata e sustentavel. nao tem nenhum livro q fale sobre o assunto que possa nos indicar? obrigada
olá!
ajudei a construir em uma comunidade agrícula, e gostei muito. O trabalho mesmo foi fazer o telhado!
pensei em fazer uma casinha aqui no terreno de superadobe, já que terra não falta!
Só tenho uma dúvida: qual a melhor forma de queimar? Lá queimamos com maçarico, mas tem outro modo?
Lá fizemos tudo redondo, mas vejo que algumas pessoas fazem com quina mesmo. Cômodos quadrados. Há muito problema estrutural em se fazer assim?
Não passamos fiação por dentro (apenas por fora, e lâmpadas simples). Isso é outra coisa que li muito pouco. Se puder escrever algo sobre isso, ficaria grato!
Olá, favor corrigir a informação equivocada de que o superadobe está limitado a um pavimento. Há várias casas de superadobe já construídas com 2 pavimentos e até mais!!!!!!
Olá, gostaria de construir uma casa de super adobe, não entendo nada de construção, poderiam me enviar uma planta completa de uma cupula, material usado na construção, um livro . tenho pouco dinheiro , por isso o custo da cupula de uns 5 m de diametro e 7 de altura, com 2 pavimentos. obrigada.