Hoje 19 de março de 2013 participamos da primeira reunião do Projeto Habitacional, para abrigar as famílias que serão transferidas dos bairros do entorno do Aeroporto Internacional de Viracopos – Campinas.
A reunião foi na sede da Prefeitura e estiveram presentes – Wanderley de Almeida, da Secretaria de Relações Institucionais, Kellye Ribas Machado e Josiel Martins da Silva, da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social; o vereador Carmo Luiz (conhecido como Carmo da Farmácia); Dulce Miriam Freitas, Diretora da Rede Municipal de Ensino de Campinas; José Honorato dos Santos, presidente da Sociedade dos Moradores da Comunidade Jd. Campo Belo, profa. Salette Aquino – professora-aposentada da UNICAMP, membro da ONG Sonha Barão e da URI; Stefane Kaller e Marcelo Braga Cabral da ONG formada por um grupo de alunos da UNICAMP e eu.
De acordo com o Jornal Correio Popular de 13/03/2013:
“O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), prepara um projeto habitacional capaz de abrigar cerca de 5 mil famílias em uma área de mais de um milhão de metros quadrados ao lado dos jardins Nova América e São Domingos, para receber as famílias que precisarão ser transferidas dos bairros do entorno do Aeroporto Internacional de Viracopos.
Essas famílias precisarão deixar os bairros onde estão por não terem condições de regularização ou por estarem dentro da curva de ruído do aeroporto. Jonas acredita que com um projeto pronto, onde os moradores possam saber para onde serão transferidos e terem segurança de que não ficarão desabrigados, a negociação para deixarem suas casas será mais tranquila. “Com um projeto pronto, vou atrás de financiamento federal do Minha Casa, Minha Vida e também do governo do Estado”, disse ontem o prefeito, em evento no aeroporto, onde passou a integrar a Autoridade Aeroportuária de Viracopos.”
http://correio.rac.com.br
O trabalho representa um desafio para a atual administração, pois será necessário garantir a integridade das pessoas e proporcionar moradia digna para as familias que serão transferidas.
Além desse universo de 5 mil familias, para as quais a Prefeitura está elaborando um projeto habitacional; existem 110 familias que estão em condições muito precárias e a remoção é urgente. O vereador Carmo está procurando uma área para colocar essas famillias e a proposta da RECRIAR é construir junto com a comunidade, uma ecovila formada por casas populares sustentáveis.
O primeiro passo para esse ousado projeto é conhecer a área proposta pelo vereador Carmo, estudar essa área e fazer um anteprojeto com a implantação das 110 casas sustentáveis, com custo de 30% da casa mais barata do Programa Minha Casa Minha Vida, creche, áreas de lazer, posto de saude e centro comunitário. As casas serão construidas em sistema de mutirão, junto com a comunidade e os voluntários alunos da UNICAMP; o material e sistema construtivo será escolhido de acordo com a região.
Estamos dando os primeiros passos em direção a um novo jeito de fazer politica pública, não temos manual, fórmulas prontas, ou referências de trabalhos semelhantes, vamos aprender juntos a articular o conhecimento técnico ao saber popular e suas práticas sociais.
Algumas coisas nós já temos – respeito pela população, profissionalismo, competência, ética e uma vontade imensa de ajudar essas pessoas a morar com dignidade.
Que Deus abençoe este trabalho!
Arq. Míriam Morata Novaes
Você disse não ter referências.
Recomendo muito esse vídeo:
http://vimeo.com/13259606
Esta tese de Doutorado:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-18092007-165259/pt-br.php
Este site:
http://www.usinactah.org.br/