Ecocasa de sonho feita com as próprias mãos

João de Barro

 

Ecocasa de sonho feita com as próprias mãos 1

Simon Dale e Jasmine Saville precisavam de uma casa, mas, com dois filhos pequenos para sustentar e uma renda anual de £5 mil ( cinco mil libras, equivalente a pouco mais de 13 mil reais), o aluguel ou o financiamento de um imóvel não eram opções viáveis. Muito preocupados com o impacto que o estilo de vida moderno causa na natureza, eles sonhavam com uma vida mais simples e, depois de muita pesquisa, decidiram construir um lar eles mesmos.

Um conhecido, dono de uma floresta no oeste do País de Gales, lhes ofereceu um pedaço de terra e ainda pagou uma parte dos materiais para que pudessem transformar em realidade a sua ecocasa. Simon, que trabalha com web design e fotografia, tinha pouca experiência com construção, mas, com  a ajuda do sogro e de alguns amigos, conseguiu concluir o projeto em quatro meses. O processo, no entanto, não foi nada fácil. Eles tiveram que morar com  parentes por algum tempo, depois acamparam no local com seus dois filhos pequenos  e enfrentaram 6 semanas de chuvas tendo apenas uma lona para protegê-los. Além disso,  ficaram 3 meses sem banheiro ou eletricidade. Mas todo o perrengue valeu a pena. O resultado de 1.000 a 1.500 horas de trabalho e 8 mil reais de material foi uma linda casa orgânica, tão lúdica que parece ter saído de um conto de fadas.

Ecocasa de sonho feita com as próprias mãos 2

E a aventura do casal não parou por aí. Eles se juntaram ao Lammas Project, uma organização voluntária que trabalha para promover o desenvolvimento de baixo impacto ambiental. Por meio desse projeto, conseguiram uma autorização para construir uma ecovila em agosto de 2009. Eles se mudaram para o local e, desde então, trabalham em uma nova casa. Nessa comunidade, Jasmine e Simon dedicam 90% do tempo ao seu pedaço de terra – cultivam sua própria comida, criam animais, reaproveitam a madeira local – e se esforçam para levar uma vida autossuficiente.

Ecocasa de sonho feita com as próprias mãos 3Fonte: LUANA CAIRES, Ecocidades

 

Achou interessante? Compartilhe em suas Redes Sociais

Facebook
WhatsApp
Email

Participe!
Fale Conosco e Faça a Diferença!

Sua participação é muito importante para nós! Queremos responder suas dúvidas, sugestões e entender como podemos trabalhar juntos em nossos projetos.

Fale Conosco e Faça a Diferença!

Sua participação é muito importante para nós! Queremos responder suas dúvidas, sugestões e entender como podemos trabalhar juntos em nossos projetos.

Respostas de 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Seu Contato é Prioridade!

Preencha o formulário e fique tranquilo(a)!
Assim que recebermos suas informações, entraremos em contato com você o mais breve possível.

Sua participação é muito importante para nós! Estamos aqui para responder às suas dúvidas,  sugestões e entender como podemos trabalhar juntos em nossos projetos.