Apartamentos ideais são aqueles que além da segurança, primam também pelo conforto. Por isso, imóveis que possuem ventilação no verão e iluminação natural no inverno são os mais desejados. Arquitetos dos Estados Unidos desenvolveram o projeto de um edifício capaz de unir as duas características, diminuindo gastos de energia.
O prédio, chamado de Solstice on the Park, foi projetado pelo estúdio de arquitetura Gang em Chicago. Os projetistas descobriram que o ângulo de 71 graus das janelas capta a luz solar nos dias mais frios e mantém o ambiente fresco nos dias mais quentes.
A ideia era aumentar a eficiência energética do edifício a partir do projeto. Para isso, os arquitetos posicionaram cada janela de forma diagonal, permitindo um efeito cintilante. Assim que concluído, o edifício terá 26 andares e 145 apartamentos.
Cada ambiente foi construído pensando em criar áreas independentes e viradas para o sul, de forma que seja possível captar a luz solar no inverno, reduzindo os custos com ar condicionado ou aquecedor.
O edifício ainda possui jardins exteriores, um salão de festas, escritórios, espaços para conferências e um estacionamento. “Ao fazer da latitude uma característica chave para a construção, o projeto vira um ícone no que tange os grandes edifícios”, diz a equipe em seu site.
Segundo o estúdio Gang, durante o projeto se pensou em diminuição do gasto de água e no reaproveitamento de materiais e recursos. O edifício terá um sistema de reutilização de água da chuva (a partir de um tanque de coleta que segue para uso comum) e ainda utilizará adesivos, tapetes e tintas com compostos orgânicos.
Ainda segundo a equipe, mais de um terço da eletricidade do prédio virá de recursos renováveis, como energia eólica ou solar. No site oficial do edifício você pode conferir uma planta dos apartamentos.
Fonte: http://eco4planet.com