Projeto desenvolvido por alunos secundaristas concorre a 100 mil dólares no Prêmio Zayed de Energia do Futuro, em Abu Dhabi
Um projeto realizado por alunos da Escola Estadual Prof. Dimas Mozart, de Taquaritinga, a 300 km de São Paulo, na zona Noroeste do Estado, foi selecionado entre os finalistas do Prêmio Zayed de Energia do Futuro, organizado pelo governo dos Emirados Arábes Unidos, para incentivar projetos de sustentabilidade nas escolas. A iniciativa é da professora de Ciências e Biologia, Viviane Cristina Silva Ramos, que estimulou os alunos a reunir ideias para desenvolver um projeto para o concurso.
“Os alunos pesquisaram, deram ideias, gravaram vídeos. Fui juntando as ideias sobre o que eles sonhavam em mudar na escola, sobre o que poderia ser mudado para tornar a escola mais sustentável”, conta Viviane. O resultado foi a formulação de um projeto com oito páginas escrito pela professora e traduzido para o inglês pelo consulado dos Emirados Árabes, em São Paulo.
Entre as ideias para tornar a escola mais sustentável, estão a produção de balões térmicos nos refeitórios para que os alunos sirvam as suas próprias refeições; a construção de cisterna para captação de água de chuva e de uma composteira para horta orgânica; pintura de paredes com tinta ecológica; substituição do uso de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de Led; instalação de placas solares para a geração de energia; troca de torneiras e descargas por modelos que economizem água; e instalação de telhas transparentes para aproveitar a iluminação natural.
O projeto concorre na categoria Escolas Secundárias Globais e o prêmio para a escola vencedora é de 100 mil dólares para o desenvolvimento do projeto. Concorrem uma unidade de cada continente (América, Europa, África, Ásia e Oceania). Entre as escolas da América, concorrem mais dois projetos, da Bolívia e do México.
O resultado do concurso será conhecido em janeiro de 2017. Neste mês, a professora Viviane, acompanhada de dois alunos que mais se destacaram na formulação do projeto, vai a Abu Dhabi, para acompanhar a cerimônia de divulgação dos vencedores do prêmio
A escola
Estudam na Escola Estadual Prof. Dimas Mozart 446 alunos, de 11 a 17 anos, dos ensinos Fundamental e Médio. Desde 2013, são desenvolvidas ações de sustentabilidade na unidade escolar do Estado em Taquaritinga, segundo Viviane Silva Ramos. “Temos uma horta simples e tentamos conscientizar os alunos sobre coleta seletiva e economia de energia, para que eles levem essas ideias para casa”, afirma.
O projeto dos alunos inclui a transformação de uma sala ociosa na escola para a promoção de palestras sobre o tema da sustentabilidade.
O prêmio
O Prêmio Zayed de Energia do Futuro foi criado em 2008 e distribui anualmente US$ 4 milhões em premiações a projetos que promovam o uso de energia renovável e de ações sustentáveis.
Cinco categorias são premiadas: Grandes corporações; Pequenas e médias empresas; Organizações não lucrativas; Conjunto da obra; e Escolas secundárias globais.
Segundo Ana Paula Fava, chefe da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Estado de São Paulo, nos últimos dois anos a organização do prêmio tem realizado um trabalho de promoção para que o estado participe do evento.
Do Portal do Governo do Estado