Uma dupla de jovens dinamarqueses, Mikkel Kjaer e Ronnie Markussen, criou o Impact Farm, um sistema que possibilita a plantação de alimentos em ambientes urbanos.
Segundo seus idealizadores, a ideia surgiu a partir do desejo de criar uma unidade que melhorasse a segurança alimentar nos centros urbanos, ao mesmo tempo em que reduzisse a pegada ecológica da produção de alimentos, criasse empregos e se adaptasse facilmente às mudanças de terreno.
A estrutura, construída com materiais reaproveitados, pode ser instalada em um pequeno espaço de 163 metros quadrados. Ela foi projetada para ser autossuficiente em água, calor e eletricidade e está preparada para produzir de três a seis toneladas de alimento ao ano.
No espaço podem ser plantadas ervas, verduras, legumes e plantas frutíferas e é ideal para pequenos comerciantes e restaurantes e até mesmo para creches, escolas, asilos e outros estabelecimentos.
Além de uma grande solução para a produção de alimentos, a ‘fazenda urbana’ ainda pode ajudar a revitalizar espaços abandonados ou inutilizados nas cidades, como estacionamentos ou vãos de prédios e pode ser totalmente desmontada e transportada para remontagem em outro local.
Fonte: www.hypeness.com.b