Uma construção verde chama a atenção em Tóquio.

Em meio ao centro financeiro da cidade, um prédio abriga 4 mil metros quadrados de área verde. As plantas estão tanto na fachada quanto na parte interna, e delas vêm frutas, legumes, hortaliças e até o suco que os funcionários bebem.

O prédio da Pasona, uma agência de empregos japonesa, contratou o arquiteto Yoshimi Kono para ajudar a renovar o edifício de nove andares. O resultado foi uma verdadeira fazenda urbana.

As instalações de agricultura urbana ocupam 20% do espaço do escritório, que acomoda 200 espécies de frutas, legumes e arroz. Os funcionários se revezam na manutenção das hortas e na colheita dos alimentos, e a maior parte do que é produzido é servida no refeitório local. Um exemplo de sustentabilidade.

Yoshini Kono sustentou o projeto da Pasona sobre seis pilares principais:

1. PLANTIO: nos nove andares, as tradicionais divisórias foram substituídas por floreiras de pínus tratado com resina, onde são cultivadas algumas plantas.

2. IRRIGAÇÃO: a rega, automatizada, se dá por meio de tubos que levam os nutrientes diretamente à terra e mantêm as condições certas de umidade.

3. PELE DUPLA: uma grade de alumínio cobre as vidraças das fachadas e apoia inúmeras floreiras. Ali, pés de laranja, cereja, limão e maracujá se misturam às flores. Além disso, a vegetação é sazonal: perde folhas no inverno, deixando a claridade entrar, e volta a ser viçosa no verão, barrando o excesso de luz natural.

4. INCUBADORAS: no primeiro andar, as sementeiras e os berçários de mudas das cerca de 200 espécies cultivadas no prédio dividem espaço com um arrozal. LEDS e lâmpadas HEFL (tipo de fluorescente com poder de iluminação semelhante ao do Sol) estimulam o crescimento das plantas.

5. ARROZAL: o arroz cultivado sobre uma camada de casca de coco processada (mais leve do que terra) num canteiro com 20 cm de profundidade.

6. MUTIRÃO: os funcionários são estimulados a participar do cultivo e das três colheitas anuais. Toda a produção é usada para abastecer o refeitório da empresa.

Com o conjunto de áreas verdes criadas na própria sede, a Pasona consegue evitar a emissão de duas mil toneladas de CO2 por ano.

Fonte: http://thecityfixbrasil.com

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
Logo Rodapé - Recriar Cuida de Mim

A Recriar.com.você não tem nenhum vínculo com partido político ou instituição religiosa. Nosso único compromisso é com a ética, a transparência e o respeito ao planeta e a todos os seres viventes.

Inscrever-se
Notificar de
guest
5 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Anderson
10 anos atrás

Se voce acha que isso é sustentabilidade, deve ser arquiteto ou entao nao entende nada de ecologia.
Consegue evitar duas mil ton de co/ano2? O google tradutor nao deve estar funcionado corretamente no japones. Lampadas led e HEFL são econômicas mas nem tanto. De qualquer forma aprecio diversas publicações da pagina, mas tem alguns conceitos que devem ser revistos.

Márcia Macul
10 anos atrás

Maravilha de projeto! Isso é o que estamos propondo aqui no Brasil também – Arte, Arquitetura, Ambientes Sustentáveis! Conjuntos habitacionais com alimentação para todos, arquitetura sustentável para a grande maioria! É possível, atraente, saudável!!!

5
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x