A fachada da casa conta com 36 portas e janelas.

Hanói, capital do Vietnã, é uma antiga cidade com milhares de anos de história, formado e desenvolvido a partir de suas aldeias tradicionais. Com a urbanização rápida e complicada, ocorrendo na área, a paisagem original dessas comunidades tem tornar-se deformado e distorcida. é neste contexto que Ngoc Luong Le e sua empresa, V-arquitetura, construíram um projeto chamado a casa’ suave’.

O arquiteto vietnamita Ngoc Luong Le apelou para os conceitos de arquitetura bioclimática no projeto da “Gentle House”. A residência está localizada na periferia de Hanói, e proporciona conforto, ao mesmo tempo em que mantém a essência da cultura vietnamita.

Influenciado por habitações existentes do país, que muitas vezes são pequenos em termos de tamanhos e dimensões, mas altamente flexível e multifuncional, a residência tem apenas dois andares. Todas as árvores existentes no local são mantidas. A geometria do edifício é profundamente estudada para harmonizar com o sistema ecológico e todas as espécies vivas. O nível do solo é para funções de vida da família, incluindo uma zona central, três quartos, uma cozinha e um espaço de encontro. O centro é usado principalmente para adorar considerando que todas as atividades diárias acontecem no quintal da frente externo. O piso superior é um estúdio de arquitetura que se abre para fornecer vistas de 360 graus para os arredores.

A estrutura é construída por tijolos de terracota personalizado com simples revestimentos, laje e coluna de concreto, que são formados por painéis de bambu. As portas de madeira e as janelas não são pintadas, enquanto as cortinas de madeira cruas e acabamentos de teto são feitos pelos métodos tradicionais. A  construção de aço do telhado origina-se na folha de banana do jardim que funciona como saliência com sem colunas de sustentação.

 

A fachada é composta por 36 conjuntos de portas de madeira que fazem referência a ‘canção de thuong ha ban’, uma tipologia de portão, comumente usada em todo o Vietnã. Esta porta ajustável, com duas palhetas deslizantes, tem a capacidade de abrir ou fechar com base na necessidade dos clientes e a mudança do clima. Quando todo o sistema está em uso, o interior pode tornar-se uma varanda.

A parede de cortina no piso superior foi moldada como uma cortina de bambu que deixa a luz penetrar profundamente a casa. Este detalhe trabalha ao lado do telhado, onde mecanismos de pulverização respondem ao calor do verão com água cinzenta, que resfria a superfície e cria um ambiente confortável para os ocupantes.

.

Além da passagem do ar, o modelo também permite a maior entrada da luz, reduzindo a necessidade de energia elétrica durante todo o dia. Já durante o verão, quando o calor é muito mais forte, a residência conta com um sistema de arrefecimento baseado em água. Um sistema instalado no telhado espalha água de reuso pela estrutura para diminuir a temperatura e oferecer maior conforto térmico.

ngoc luong le V-architecture gentle house hanoi vietnam

ngoc luong le V-architecture gentle house hanoi vietnam

ngoc luong le V-architecture gentle house hanoi vietnam

ngoc luong le V-architecture gentle house hanoi vietnam

Fonte: http://www.designboom.com/architecture/ngoc-luong-le-v-architecture-gentle-house-hanoi-vietnam-11-17-2014/

http://www.archdaily.com/567952/the-gentle-house-ngoc-luong-le

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
Logo Rodapé - Recriar Cuida de Mim

A Recriar.com.você não tem nenhum vínculo com partido político ou instituição religiosa. Nosso único compromisso é com a ética, a transparência e o respeito ao planeta e a todos os seres viventes.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x