Essa é a Legologica, a casa que conquistou o prêmio de melhor construção experimental do concurso Eco Luoghi 2011. Seu sucesso se deve a criatividade de seus projetistas que criaram um sistema novo de revestimento externo para suas fachadas.
Desenvolvida para ser uma casa pequena ideal para uma vida sustentável nos campos italianos, a Legologica consegue se camuflar em meio ao entorno natural em qualquer época do ano. Isso porque suas fachadas são preenchidas com materiais encontrados na região, como folhas secas, terra, pedras, galhos e outros resíduos naturais. Através de blocos de arame ocos, é possível revestir a casa conforme a disponibilidade de materiais existentes no local e a necessidade, fazendo com que a arquitetura interaja diretamente com o ambiente em que foi construída.
Feita com peças pré-fabricadas, a casa ainda oferece uma enorme versatilidade no que diz respeito a transporte e flexibilidade. Seus “tijolos” preenchidos com materiais diversos, podem ser dispostos conforme a necessidade, fazendo com que a abertura de vãos para a entrada de vento e luz fique a critério de seu usuário. Além disso, sua estrutura é leve e pode ser montada em qualquer lugar de forma rápida e limpa.
Sua cobertura também desempenha um papel importante nos aspectos de aproveitamento energético. O telhado é levemente inclinado, de modo que, o interior obtenha o melhor da ventilação passiva e luz natural e para suprir sua necessidade energética, dois conjuntos de placas de captação solar foram instalados. Os painéis fotovoltaicos são ligados diretamente ao sistema elétrico e ao piso da residência que possui um sistema que aquece o ambiente interno.
A Legologica foi projetada pelo BB Studio e pode servir para diversos fins como habitação popular, refúgio em locais de mata ou mesmo para quem quer morar em uma pequena casa no campo.
Fonte: http://arquiteturasustentavel.org