Hoje, 28 de julho demos continuidade à construção da casa da família do sr. Mariano e sra. Kelly. Nossa intenção era trabalhar exclusivamente com superadobe, uma vez que a região é muito farta em terra, mas estamos encontrando muito dificuldade em receber doação de sacos de ráfia, por esse motivo vamos construir com pneus e superadobe, a iluminação natural será feita com garrafas e as janelas serão construídas com a madeira dos pallets doados pelo Ópera Cristal.

A Carla levou mudas de banana nanica, abacate e babosa para iniciarmos o pomar. Trouxe também uma boa quantidade de garrafas, que serão utilizadas na parede da sala.

Os rapazes da Casa de Restauração nas Mãos de Deus estão trabalhando durante toda a semana, o dia todo e já começaram a levantar a parede do fundo com pneus; o baldrame está pronto com superadobe. A sra. Kelly se responsabilizou por fazer o relatório diário da obra.

Escolhemos um local para “construirmos” um pequeno laboratório para testes:

– faremos um piso com terra + estrume

– pedaço de parede com terra + garrafas e terra + garrafas + cimento

– estrutura com as madeiras para cobertura verde

– cupim – essa pequena área tem um cupinzeiro e pretendemos ver como esse material poderá ser utilizado na obra.

Toda a família participou do trabalho e explicamos alguns detalhes da construção com pneus, pois a terra não estava suficientemente compactada.

Técnica para construção de paredes com pneus:

Se a terra local for basicamente estável, não será necessária a utilização de fundações de concreto. As filas iniciais de pneus podem ser colocadas diretamente na terra (menos vegetação!).

Cada pneu será cheio com terra e esta será compactada dentro de toda cavidade do pneu. Este enchimento continuará até os pneus começarem a se deformar e se expandir (para cima). Os pneus das filas de cima serão cheios até se deformarem e se encaixarem uns nos outros, criando uma ligação mecânica forte dentro das camadas subsequentes.

Nós colocamos galhos no centro e na amarração entre os pneus.

Vantagens da Construção com pneu reciclado:

– Saúde pública: a disposição de pneus velhos é de interesse e importância para a saúde, especialmente em áreas tropicais onde os pneus rapidamente podem criar ambientes favoráveis para proliferação de mosquitos. Incorporando os pneus na construção, este problema será totalmente evitado.

– Contaminação da atmosfera: um método comum de disposição dos pneus é a queima dos mesmos. Esta prática não é oficialmente permitida por causa da contaminação severa da atmosfera, entretanto ainda é uma prática comum, pois evita a criação de mais habitat de mosquitos, especialmente em áreas onde a Febre Amarela e a Dengue apresentam sérios problemas de saúde. Novamente, o uso de pneus dentro das paredes de edifícios evitará tal problema.

– Baixo custo: sendo feita essencialmente de terra e material que normalmente será jogado fora, a estrutura principal da casa será eficiente e de baixo custo. Entretanto, o método exigirá trabalho intensivo. Uma solução ideal para comunidades com baixo acesso de recursos.

– Estruturalmente forte e flexível: as paredes grossas são compostas de pneus enchidos com terra e socadas até que os pneus comecem a se deformar. Camadas subsequentes moldam esta deformação, formando um cadeado mecânico poderoso. Além do mais o peso das paredes criará uma estrutura forte e estável. Paredes retas são fáceis de construir, mas com este método de construção, paredes circulares ou curvas serão igualmente simples e fáceis de construir.

Observação importante: Não pegue os pneus sem luvas, pois os fios de aço cortam as mão. Esse trabalho é muito pesado, portanto não tente fazer tudo em um só dia, faça aos poucos e proteja-se do sol.

Não tivemos nenhum acidente, obrigada a todos!

Arq. Míriam Morata Novaes

 

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
Logo Rodapé - Recriar Cuida de Mim

A Recriar.com.você não tem nenhum vínculo com partido político ou instituição religiosa. Nosso único compromisso é com a ética, a transparência e o respeito ao planeta e a todos os seres viventes.

Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
lindomar
lindomar
11 anos atrás

Bom dia a todos. Gostaria de ajuda sobre como fazer um reboco da casa em superadobe. Moro na cidade Curitiba estado do Paraná no Brasil. o tempo aqui no sul do Brasil é verão úmido e quente e inverno frio e umido tambem. Gostaria se possivel de saber qual melhor forma de fazer o reboco para essas condições, ou seja, reboco interno e externo. Agradeço a ajuda. Sucesso a todos. e-mail: [email protected]

2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x