Concreto que emite menos CO2
Uma pesquisa feita pelo Departamento de Engenharia Civil da COOP/ UFRJ desenvolveu um novo tipo de concreto capaz de reduzir a emissão de dióxido de carbono na atmosfera. Coordenada pelos professores Romildo Toledo e Eduardo Fairbairn, a pesquisa mostrou que o concreto ecológico pode substituir em até 40% o uso do cimento na mistura tradicional para a preparação do concreto, reduzindo a emissão causada pela indústria de cimento, que responde por 7% da emissão de CO2 na atmosfera.
De acordo com os professores, a técnica é substituir 20% do cimento comum por outras substâncias, como cinzas do bagaço da cana, de casca de arroz ou resíduos cerâmicos e pó de telha. Essas alternativas podem reduzir em até 2,3 milhões de toneladas a emissão anual de CO2 da indústria de cimento. O concreto foi testado com a construção da Casa Ecológica, na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro.
Para mais informações: http://www.planeta.coppe.ufrj.br
[youtube T1le_j30xSY 480 385]
Respostas de 2
estamos promovendo um encontro de meio ambiente do norte paulista, no parque do peão de Barretos, de 01 a05 de julho. Gostaríamos que estivessem expondo no nosso evento.
Será um prazer participar do evento. Vamos explicar detalhadamente nosso trabalho, para você analisar o que poderemos expor, ou de que maneira poderemos participar desse evento. Visite a página do Projeto Recriar e Recriar nas Escolas, para definir como você pretende que participemos do evento.
Abraço,
Míriam