Há anos escrevendo sobre sustentabilidade e plantando árvores, se tornou natural receber perguntas, seja de leitores ou mesmo dos amigos. Uma das mais comuns é sobre como plantar uma árvore. É fácil, mas existem alguns pontos importantes a considerar, vamos dar uma olhada:
Onde
Provavelmente você vai plantar no quintal de casa ou na calçada. No quintal a liberdade de escolha de qual espécie plantar é maior, mas na calçada a coisa complica um pouco.
Existem tubulações de água e esgoto passando por baixo e fiação elétrica por cima, além de ser importante evitar árvores de folhagem lisa ou sumosa que possam deixar o piso escorregadio para os pedestres. Atenção também para evitar as que exigem poda constante, tenham caule mole, espinhos, toxinas ou sejam alvos fáceis de cupins e brocas. Calma, eu dou os nomes das melhores!
Qual
A ideia então é uma árvore bonita, cujas raízes não destruam a calçada ou a tubulação que passa por baixo e que não sejam altas a ponto de se tornar um problema. São ótimas opções então:
- Ipê amarelo (Tabebuia chrysotricha – 2 a 10 metros)
- Ipê branco (Tabebuia roseoalba – 7 a 16 metros)
- Pata de vaca (Bauhinia forficata – 5 a 9 metros)
- Quaresmeira (Tibouchina mutabilis – até 12 metros)
Caso altura não seja problema, você pode optar por outras espécies sensacionais, e mais altas:
- Cibipiruna (Caesalpinia pluviosa – até 28 metros)
- Ipê roxo (Handroanthus impetiginosus – até 30 metros)
- Pau ferro (Caesalpinia ferrea – 20 a 30 metros)
- Jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia – cerca de 15 metros)
- Palmeira (família Arecaceae – 8 a 15 metros).
Por outro lado, é bom citar algumas que costumam ser plantadas em calçadas mas não deviam: Resedá (Lagerstroemia indica – 6 metros), emite muitas brotações, exigindo podas constantes e tem crescimento lento; Tipuana (Tipuana tipu – 15 a 20 metros), pode chegar a tamanhos desproporcionais e se quebra com facilidade (quase sempre é uma dessas que cai em carros quando venta demais), Ficus (Figueira benjamina – até 30 metros), cresce demais para cima e destrói a calçada; Falsa-seringueira (Ficus elástica – 15 a 20 metros), também tem raízes que crescem demais, as vezes chegando até à rua.
Como
Diferente de muitas plantas comuns, árvores não são plantadas com sementes e sim com mudas, geralmente medindo 10 a 40cm de altura, compradas em viveiros. Elas vem com a raiz em uma quantidade de terra embrulhada em um saco ou numa lata.
- Faça um buraco suficiente para que o bloco de terra que veio com a muda fique todo para baixo. Lembre de retirar o saco ou lata antes de plantar;
- Colocada no buraco, preencha os espaços em volta com terra;
- Você pode fixar um cabo de vassoura ou outro pedaço de madeira em pé, ao lado da muda, e amarrar com barbante em dois ou três pontos, para ajudá-la a permanecer em pé e crescer;
- Outro truque é cortar uma garrafa PET, retirando a parte de cima e de baixo – ficando apenas com um tipo de “cano”, e passa-lo de cima para baixo na muda até enterrá-lo um pouco no chão. Assim formigas e outros insetos que tentarem chegar até a muda e comer suas folhas terão dificuldades para subir no plástico.
Regue bastante, tanto após o plantio quando ao longo dos dias e semanas que se seguem e fique de olho para o possível aparecimento de pragas.
Pronto! Agora cuide bem da sua árvore e obrigado por ajudar a arborizar a cidade
Fonte: http://eco4planet.com/blog
Respostas de 5
Quais as árvores frutíferas recomendáveis para calçada?
O buraco que se cava para plantar uma muda costuma ser chamado de cova. Atualmente tem gente chamando a cova de berço, o que é pertinente, já que o que se coloca lá dentro é vida e não morte.
Para se plantar uma árvore é bom fazer um berço 2 a 3 vezes mais largo e mais profundo que as dimensões do saquinho ou vaso da muda. Assim, as primeiras raízes a se desenvolverem a partir da muda encontrarão um ambiente mais aprazível e crescerão mais saudáveis.
Enfim, um tamanho médio indicado para berço de árvores seria 40cmx40cm ou 60cmx60cm, considerando largura x profundidade. É bom também não misturar a terra dos primeiros 20cm de profundidade com o resto da terra retirada para a cova. Incorporar um pouco de matéria orgânica também faz bem para as mudinhas. 🙂
Obrigada pela dica Daniel, quando quiser nos ensinar estamos sempre de portas abertas para aprender e passar adiante.
Abraço,
Míriam
Muito boas dicas, para formigas nao comer laranjeiras , limoeiros recem plantados Pode se usar também uma bacia velha , cortar um buraco no fundo e colocar em volta da planta, usar la de vidro na bacia nao molha quando chove e a planta nao será atacada pelas formigas.
Olá Mildred,
Obrigada pelas dicas, eu coloquei pó de café no meu pé de gardênia (as formigas amam), mas não deu certo. Vou tentar outras receitas e aviso quando cder certo, ok?
Obrigada pela visita,
Abraço,
Míriam