Fabrique um “poço canadense” e poupe até 70% na fatura de luz.

Todos nós gostaríamos de ter um sistema de climatização na nossa casa que aqueça muito no inverno, arrefeça no verão e gaste pouca ou nenhuma eletricidade. Infelizmente, algo assim não existe nos dias de hoje. O que sim é possível é ter um sistema que pode ajudar-nos a manter uma temperatura mais ou menos constante no nosso lar por pouco dinheiro.

Trata-se dos chamados poços canadenses ou provençais. Esta construção aproveita-se da energia geotérmica para manter a temperatura da casa a uns 20º constantes, quer seja inverno ou verão. Os seus custos de produção não são muito elevados e apenas necessita de manutenção. Se a isto acrescentarmos que é totalmente ecológico e não produz qualquer resíduo contaminante, já temos o sistema ideal para o lar.

A energia geotérmica é a responsável pelo que o subsolo se mantenha a uma temperatura constante durante todo o ano. Se escavarmos 2 metros no solo, descobriremos que a temperatura costuma oscilar entre os 18º e 24º C quer seja inverno ou verão.

 


Os poços canadenses procuram aproveitar esta temperatura constante para aquecer ou arrefecer o ar proveniente do exterior e derramá-lo assim no nosso domicílio. O modo de conseguir isto é realmente simples e só precisaremos de um sistema de tubos colocados por baixo da terra de uma forma determinada.

No momento de pensarmos em construir um destes poços, deveremos ter em conta uma série de fatores. Um dos mais importantes é o tipo de solo em que nos encontramos e a sua condutividade térmica. Realizando um estudo de condutividade térmica, saberemos imediatamente a viabilidade da construção de um poço no nosso terreno.

Também devemos saber que este sistema funciona melhor para arrefecer no verão do que para aquecer no inverno. No primeiro caso, podemos até mesmo dispensar o ar condicionado. No inverno, o calor que recebemos é insuficiente para aquecer por si só a casa. Mesmo assim, pode poupar-nos entre os 40 a 70% da fatura de aquecimento.

Que elementos compõem um poço canadense?

Um poço canadense é composto basicamente de 4 elementos. A entrada de ar do exterior, o tubo onde o ar será aquecido, o poço de drenagem e um impulsor de ar.

 
A entrada de ar: deve estar condicionada de tal forma que só permita a entrada de ar. Isto quer dizer que deve evitar, na medida do possível, que água, insetos, animais ou plantas entrem no seu bocal. Para isto, existem diversos tipos de formas que resolvem o problema.

O tubo de refrigeração: deve ser colocado 2 metros abaixo da terra. Deve ser fabricado com um material impermeável, resistente, com boa condutividade térmica e ser anticorrosivo. Os tubos de PVC são ideais para esta função.

O poço de drenagem: é um elemento fundamental na instalação. A sua função é a de armazenar qualquer tipo de humidade ou resíduo líquido que possa acumular-se no tubo de refrigeração. A partir daqui, poderemos drenar a água de diferentes formas.

A impulsor de ar ou ventilador: A sua função é encarregar-se que o ar exterior entrará no tubo de refrigeração e depois na nossa casa. É normal que seja um elemento elétrico, embora gaste muito pouca energia.

 Fonte: https://pt.econologie.com/puits-canadien-ou-provencal/

 

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
Logo Rodapé - Recriar Cuida de Mim

A Recriar.com.você não tem nenhum vínculo com partido político ou instituição religiosa. Nosso único compromisso é com a ética, a transparência e o respeito ao planeta e a todos os seres viventes.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x