A pesquisa valoriza a relação entre conceitos humanizadores e a qualidade espacial do projeto de habitação coletiva com vistas a contribuir para o processo projetual. Os conceitos tiveram como ponto de partida uma seleção de patterns relacionados ao tema habitacional dentre os diversos originalmente identificados por Christopher Alexander e equipe em 1977.
Os patterns consistem de proposições que procuram responder a problemas recorrentes no ambiente construído quanto ao melhor atendimento de necessidades psicossociais e ambientais e foram traduzidos e interpretados como parâmetros projetuais. A pesquisa teve por objetivo verificar em que medida os parâmetros selecionados relacionam-se à qualidade espacial do projeto da habitação coletiva no que se refere àquele melhor atendimento. Foram selecionados os projetos de habitação coletiva no Estado de São Paulo premiados e publicados nos periódicos nacionais entre os anos de 1980 e 2005, construídos ou não, incluindo qualquer faixa de renda de usuários.
A partir da análise do levantamento abrangente da produção local, constituiu-se coletânea de parâmetros projetuais identificados. A relevância destes para a análise dos projetos fomentou a construção de conceitos humanizadores e revelou potencial de uso. Por fim, foi desenvolvida uma proposta de estratégia projetual que relaciona os conceitos humanizadores a propriedades que lhes são inerentes, representando qualidades do ambiente construído que podem resgatar um senso de urbanidade e de habitabilidade.
A pesquisa pretende contribuir para a reflexão e prática do processo projetual visando à melhoria da qualidade da habitação coletiva com relação ao melhor atendimento de necessidades psicossociais e ambientais de futuros usuários.
Fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp