Hoje, 15 de março de 2013 estivemos na Escola Estadual Professor Homero Rubens de Sá em Guarulhos, para organizarmos nosso PROJETO ACOLHER, que será realizado pela RECRIAR, REDE SOCIAL DO CENTRO, IGREJA CRISTÃ DA FAMILIA e PROFESSORES DA ESCOLA HOMERO.
Estiveram presentes Daniel, Cris, Elineusa, Silvana, Paulo, Fábio, Valdenice, Maria Teresa, Simone e eu.
Iniciamos a reunião fazendo as apresentações e Elineusa contou sua experiência na Escola de Mairiporã, onde leciona História e criou um projeto de horta com alunos de 6 a 9 anos, a experiência foi muito produtiva e mostrou que atividades que propiciam uma relação direta entre o aluno e a natureza, pode ser muito eficaz para resgate de valores e disciplina.
O mediador Fábio relatou as conclusões da reunião efetuada em 02 de março, com os professores, para organizaçao do projeto, nessa reunião ficou determinado que a construção da horta e pomar ficarão sob os cuidados do professor Carlos, que já possui experiência nessa atividade. Para contribuir com o professor Carlos, o amigo Paulo fará contato com a Secretaria do Meio Ambiente de Guarulhos em busca de mudas e orientação. Fábio também ficou responsável pela implantação da Sala Verde, um projeto da Secretaria do Meio Ambiente para Escolas.
Paulo também propõe organizar palestras e encontros com temas como drogas, violência, relação da familia com a Escola e o aluno, etc. durante a execução do projeto que se estenderá pelo ano de 2013.
A professora Maria Teresa abordou a questão da saúde dos professores, que desenvolvem problemas como estresse, depressão e sindrome do pânico. Uma outra questão levantada pela professora Teresa é a falta de envolvimento dos pais com as criança e a Escola; as familias deixam para a Escola a responsabilidade pela educação e transmissão de valores.
A professora Simone ressaltou dois problemas muito sérios:
– Drogas e a proximidade de traficantes ao redor da escola;
– “roda do funk” – são bailes onde a promiscuidade acarreta gravidez e DST nas adolescentes.
Daniel realiza trabalho na Cracolândia e destacou a importância de começar o trabalho de prevenção ANTES, que esses jovens façam o primeiro contato com as drogas. Esperamos que este trabalho ajude a resgatar essas crianças e jovens.
A programação do projeto foi definida:
– Inventário da árvores e plantas do jardim da escola, catalogar todas as plantas junto com professora Jaqueline (Biologia);
– Construção de Compostagem, Minhocário e Horta, com o professor Carlos, Neusa, Paulo e parceria com Secretaria do Meio Ambiente;
– Salas Verdes com mediador Fábio, Silvana e parceria com Secretaria do Meio Ambiente;
– Festival de Música com bandas da Escola, com organização do Fábio;
– Construção de uma casa sustentável com taipa, organizada pela RECRIAR e professora Simone (Geografia);
– Realização de muro com floreiras de pet realizado pela Ademar da FGV e professora Simone;
– Grafite na escadaria da entrada principal da Escola, realizado pelo Ademar e alunos da FGV;
– Plantio de uma árvore no centro do pátio.
– Cris será responsável pela criação da logomarca do projeto e divulgação nas redes sociais.
No dia 22 de março as 12 horas faremos nova reunião, para organização do Projeto.
Lançamento do Projeto será dia 5 de Maio, das 10 as 12hs.
Agradecemos a todos e esperamos que este seja o primeiro, de muitos que realizaremos em Escolas.
Vamos cuidar das nossas crianças e jovens, antes que “outros” façam isso.
Valeu amigos!
Arq. Míriam Morata Novaes
Quero me candidatar ao Cargo de professor Mediador da UE onde esytou ministrando aulas e saber mais sobre este projeto, pois, tenho interesse em desenvolvê-lo em minha gestão enquanto Professor Mediador.EE.Zilda Braconi Amador- Itaquaquecetuba.
Abraços,,
Edilma da Costa Pereira