CURSO PRÁTICO DE TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO DE CASA POPULAR COM MATERIAIS E TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS E DE BAIXO CUSTO
HISTÓRICO E FINALIDADE DA INSTITUIÇÃO:
A RECRIAR.COM.VOCE é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, fundada no município de São Paulo em dezembro de 2010. A instituição tem por finalidade pesquisar materiais e tecnologias sustentáveis e de baixo custo para uma casa popular sustentável, que possibilite sua construção em sistema de mutirão.
Paralelamente à pesquisa e ensaios com materiais e tecnologias, ofereceremos CURSO DE CAPACITAÇÃO para comunidades carentes, com confecção de tijolo adobe cimento, equipamentos de captação de água de chuva de baixo custo, painel solar de baixo custo e técnica de reuso de água, oferecidos por profissionais de diversas áreas, afim de que a casa possa ser construída em sistema de mutirão pelos moradores da própria comunidade.
NOME DO PROJETO:
Capacitação em Construção Sustentável
TIPO DE CAPACITAÇÃO PROPOSTA:
Capacitação com ênfase profissionalizante, em módulos (básico e específico), com orientação sobre as técnicas construtivas sustentáveis e direcionamento para repensar valores e modificar a relação com o planeta.
Como indicadores de sucesso, mensuraremos o índice de inserção dos participantes no mercado de trabalho e a transformação dos níveis de remuneração, já que as técnicas construtivas aprendidas deverão passar a ser utilizadas profissionalmente por muitos dos participantes, influenciando diretamente na melhoria da qualidade de vida dos envolvidos, e da comunidade como um todo.
RESPONSÁVEL PELO PROJETO:
Equipe do RECRIAR.COM.VOCÊ
JUSTIFICATIVA:
- Déficit habitacional
De acordo com o 4º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos do Milênio, em 2008, o déficit habitacional estimado era de 5,8 milhões de domicílios, dos quais 82,2% estavam localizados em áreas urbanas. Sendo que, 89,2% do déficit habitacional incidindo sobre a população com renda média familiar mensal de até três salários mínimos.
(Fonte: Ministério das Cidades/Secretaria Nacional de Habitação; elaborado pela Fundação João Pinheiro, com base nos microdados da PNAD/IBGE 2008.)
Moradias precárias fazem parte do problema, domicílios improvisados, barracas, prédios em construção, casas em favelas são contabilizadas. São contabilizadas como parte do problema: moradias precárias, domicílios improvisados, barracas, prédios em construção e casas em favelas.
- Impacto no meio ambiente
As atividades relacionadas à construção civil são as maiores responsáveis pela degradação ambiental, que ocorrem por meio do consumo excessivo de recursos naturais, pela demanda por matéria prima industrializada e pela geração de resíduos. O setor é atualmente um dos maiores causadores de impactos ambientais, consome 75% dos recursos naturais extraídos, gera 80 milhões de toneladas de resíduos por ano e, devido à queima de combustíveis fósseis, sua cadeia produtiva contribui de forma significativa para a emissão de gases de efeito estufa (GEE), como o CO2, também responde por 40% do consumo mundial de energia e por 16% da água utilizada no mundo.
OBJETIVOS:
A partir da realidade acima descrita, sentiu-se a necessidade da criação do PROJETO CAPACITAÇÃO EM CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL.
Assim através do curso de construção sustentável, temos a oportunidade de conhecer a realidade das comunidades, no seu aspecto físico e social, para buscar novas alternativas para construção de moradias dignas, com qualidade, baixo custo, utilizando materiais e tecnologias 100% sustentáveis, de acordo com cada região. O projeto procura também o envolvimento espontâneo de toda a família, pretendendo fundamentalmente construir uma vida sustentável em uma casa sustentável.
PÚBLICO ALVO:
Moradores de comunidades carentes.
METODOLOGIA
O curso tem uma organização modular que permite que o programa, carga horária, extensão, duração e dinâmica de funcionamento variem segundo as definições de cada equipe/região.
Dependendo do contexto social/geográfico específico, podem ser enfatizados ou priorizados alguns dos objetivos mais acima descritos ou acrescentados outros, de acordo com as necessidades locais/regionais.
PROGRAMA DO CURSO:
1. Meio Ambiente
- Objetivo
Oferecer uma visão geral dos problemas ambientais a nível global, suas causas e consequências na vida presente e nas gerações futuras;
- Conteúdo Programático
– Histórico e Conceitos da Ecologia;
– Modelos de desenvolvimento e Consumo;
– Poluição Ambiental;
– Poluição atmosférica;
– Efeito Estufa
– Aquecimento Global e Mudanças Climáticas
– Recursos naturais x conflitos
– Água doce – Disponibilidade; Qualidade e Alternativas
– Agenda 21
2. Sustentabilidade
- Objetivo
Apresentar a importância de inserir atitudes sustentáveis em todas as atividades do dia-a-dia; dar oportunidade para descobrir como podemos contribuir para minimizar os impactos negativos gerados pelas nossas atividades no ambiente.
- Conteúdo Programático
– Conceito de Sustentabilidade
– Responsabilidade Socioambiental
– Pegada Ecológica
– Água:
. Captação de Água de Chuva
. Tratamento de Água e Reuso
. Saneamento Básico
. Economia
– Ar: Poluição
– Energia: Elétrica, Solar e Eólica
– Consumo Consciente e Ciclo de Vida dos Materiais
– Lixo – Coleta Seletiva e Reciclagem de Óleo
– Carta da Terra
3. Projeto Arquitetura
- Objetivo
Ler e compreender um projeto de Arquitetura
- Conteúdo Programático
– Simbolos gráficos de Arquitetura
– Escalas – 1:100, 1:50 e 1:20
– Tabelas de Iluminação e Ventilação
– Quadro de Áreas, Carimbo e Legenda
– Implantação – Cotas para executar o gabarito no terreno
– Planta – extensão das paredes, localização das portas e janelas.
– Corte – alturas das paredes, janelas, escadas e demais elementos
– Fachada – determina acabamentos
– Levantamento Planialtimétrico – cotas de nível do terreno
– Simbolos de Projeto Hidráulico e Elétrico
– Glossário
4. Materiais de construção sustentáveis
- Objetivo
Oferecer instrumentos para que cada participante amplie seu universo de pesquisa e escolha materiais e técnicas com as quais tenha maior afinidade e interesse, assim poderá especializar-se.
Ao apresentarmos uma grande variedade de materiais, os participantes poderão se aperfeiçoar naqueles que prefiram, e inclusive poderão pesquisar outros;
- Conteúdo Programático
1. Materiais
– Tijolo solo-cimento
– Tinta Mineral
– Bambu
– Adobe
– Textura
– Revestimento
– Telha
– Madeira
2. Tecnologia
– Sistema de Captação de Água de Chuva
– Painel de captação de energia solar de baixo custo
5. Oficinas de Construção
- .Objetivo
Confeccionar os materiais e painéis ensinados no curso, para construção do protótipo da casa.
- Conteúdo Programático
– Confecção de tijolo solo-cimento
– Confecção de Painel de Captação de Energia Solar
– Construção do protótipo
AVALIAÇÃO:
Construção de um protótipo da casa utilizando materiais e tecnologias estudados no curso.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
4 sábados período integral para os 3 primeiros módulos;
2 sábados período integral para módulo
2 sábados período integral para confecção dos painéis
2 sábado período integral confecção de tijolo e preparação dos elementos construtivos da casa;
2 sábados para a construção da casa sustentável.
LOCAL DO CURSO E DA VIVÊNCIA PRÁTICA:
Os locais serão definidos de acordo com os convênios/parcerias firmados nas comunidades onde os cursos serão ministrados.
Olá Jesus, com certeza o problema de moradia é muito sério. Nós estamos com uma proposta para fazer o curso à distância, assim que estiver pronto poderemos ajudá-los. Por enquanto, procure alguma ONG, ou alguma comunidade de construtores da sua região. Informe-se no Sindicato dos Arquitetos, talvez eles conheçam algum grupo que poderá ajudar a sua associação. Se não conseguir nada, escreva novamente, tentaremos algum contato por aqui.
Boa sorte e obrigada pela visita,
Abraço,
Míriam
Gosteie e tenho interesse por este curso, afinal o meio ambiente e o problema de moradias precisam de maior atenção.
sou presidente de uma associação de moradores no município de Aquira ,Ceará onde há muita demanda por moradia e problemas relaiconados ao meio ambiebente e técnico em elaborção de projetos sociais. por favor nos ajudem
(85) 8894 8774