Iniciaremos a primeira etapa da nossa obra no dia 14 de abril.
Etapas da Obra:
1. Demolição da casa existente e a limpeza do terreno. Neste caso, existe um baldrame no local, ainda não sabemos se ele poderá ser utilizado, portanto desconsideraremos o baldrame existente e explicaremos como proceder no caso de um terreno limpo.
2. Locação de Obras
A locação da obra é o processo de transferência da planta baixa do projeto para o terreno, ou seja, os recuos, paredes, alicerce, aberturas de portas e janelas, etc.
Essa locação é feita através de um GABARITO, ou seja, a marcação feita com fios de nylon nos limites da construção antes do início das obras. Como se trata de uma obra pequena, usaremos a locação por cavaletes.
Em seguida faremos o Baldrame – uma viga construída em uma cava com muito pouca profundidade, destinada a suportar a carga de todas as peredes de uma construção, transferindo-a ao solo.
Dimensões – 15cm x 25cm x 30ml (o tijolo tem 12,5 cm, sobrando 1,2cm de cada lado); traço 1:2:4, com 4 barras de ferro de 3/8” (ou 10,0mm), estribos de 3/16” espaçados a cada 25cm. Serão escavadas estacas (trados manuais de 20cm de diâmetro) de profundidade mínima de 2m a cada 1,5m.
Depois de seco, impermeabilizaremos as vigas baldrames com cristalizante bi componente.
Material necessário:
0,15 x 0,25 x 30,0 = 1,13 m3 de concreto
Areia grossa – 1 m3
Pedra – 1.5 m3
10 sacos de cimento
Ferragem – 10 barras de 3/8″ (cada barra tem 12m)
Obs. Não considerei o fundo da cozinha porque aproveitaremos a parede existente. Quanto ao estribo utilizaremos ferros da obra existente.
Arq. Míriam Morata Novaes