No dia 28 de abril estivemos em Silveiras, para dar continuidade ao nosso trabalho com a Comunidade de Bom Jesus. Recebemos a visita da Mércia, contratada da Natura, que veio conhecer nosso trabalho.
Na primeira parte conversamos a respeito de algumas questões que ficaram pendentes no último encontro. Um jovem participante questionou a nossa proposta – “Pensei que iam ensinar coisas modernas, mas bloco de terra e reaproveitar entulhos e resíduos de obras é muito antigo.” – Nós sabemos que construir com terra, captar água de chuva, reaproveitar resíduos e etc., é tão antigo quanto a humanidade mas, neste momento o moderno é buscar saídas para o impasse em que estamos. Não temos mais espaço para lixo, daqui a 50 anos não teremos água potável para toda população, a construção civil é um vilão que precisa ser transformado em aliado. Isso é moderno e urgente.
No segundo momento fizemos a marcação dos limites do terreno, onde será construida nossa casa. O terreno tem 9,00m x 7,50m sendo que de um lado temos um rio, ao fundo temos árvores, do outro lado um espaço utilizado para eventos sociais. Conversamos sobre medidas de móveis para inciarmos o projeto da casa, juntos.
Fizemos o primeiro esboço e cada um fará seu projeto para o próximo encontro.
Depois do almoço fizemos nossos tijolos, utilizando barro com diversos agregados, como serragem, bambu, cimento, papel de saco de cimento picado, capim, etc. Todos os blocos serão testados e decidiremos com que material construiremos nossa casa.
Marcamos as 4 extremidades do terreno com superadobe, para que todos conhecessem a técnica, que será aprofundada no próximo encontro, assim como o painel de solo cimento.