Nos dias 26 e 27 de outubro, Mercia Consolação Silva representante do Movimento Natura e eu representando a RECRIAR.COM.VOCÊ estivemos no Instituto Educacional Luz do Amanhã em Várzea Grande – MT para realizarmos oficina de construção sustentável.
Diane Maria A. Mendes, responsável pela creche que abriga 90 crianças entre 02 a 05 anos de idade, atendimento integral nos escreveu solicitando orientação para utilização do espaço:
“nosso espaço é amplo, e muita coisa para se aproveitar, ai surgiu a idéia de fazer contato com você para saber como podemos trabalhar juntas eu aqui e você me orientando tenho muita sucata ao redor… Amiga estou precisando de seu apoio, como posso conhecer seu projeto. ”
Através do patrocínio do Movimento Natura – Projeto Acolher pudemos realizar um trabalho produtivo e extremamente prazeroso com os moradores da comunidade.
No dia 26 visitamos o local para conhecer as condições do edifício e do entorno – carências e possibilidades de melhorias – e como isso afeta as crianças. Apresentamos nosso o PROJETO RECRIAR focando em métodos alternativos de construção e reutilização de materiais como pneus, pallets, caixa de leite, pet, etc.
Em seguida conversamos com os administradores, para saber as expectativas e prioridades. O maior problema do local é conforto térmico, a cidade é extremamente quente, com temperaturas que oscilam entre 39o C- 41o C e as salas ficam o dia todo com ar condicionado ligado. A área ao redor é grande, plana e tem algumas árvores.
Fomos visitar o bairro para conhecer pontos de descarte de materiais reaproveitáveis, e encontramos muitos pneus, pallets, madeira, entulho. Um quiosque situado em uma Instituição serviu de inspiração, para Diane criar um ambiente para reuniões em um canto ao lado de uma arvore maravilhosa no quintal. Fotografamos o quiosque para apresentar a ideia no dia seguinte.
Domingo dia 27 alguns moradores da comunidade, membros do Rotary e consultores da Natura estiveram presentes para participar da nossa oficina. Os materiais já estavam no local.
Reunimos o grupo em uma das salas, para apresentação de fotos com ideias e conceitos sobre técnicas construtivas com materiais alternativos; modelos de hortas suspensas; materiais ecológicos para construção e decoração; brinquedos de sucata e pneus; jardins; reutilização de pallets e pneus porque são materiais amplamente descartados na região. Apresentamos o modelo do quiosque e o Sr. Geraldo Cecílio gentilmente fez a maquete eletrônica, para futura construção no local.
Depois da apresentação dividimos os participantes em grupos:
– Decoração – revestimento de parede utilizando jornal molhado e cola; painel decorativo com galhos e mosaico sobre massa de adobe no muro externo. Demos as instruções para fazer bancos e floreiras com pneus sobrepostos.
– Arquitetura – Tijolo de solocimento utilizando caixa de leite (tetrapak) como forma; modelo de forma de madeira para bloco de adobe.
– Brinquedo – exposição da técnica de construção de balanço utilizando pneus e cordas, amarrados no galho da árvore; instrução para confecção de bancos de pneus enterrados. Este grupo solicitou a técnica para fazer pufes de garrafa pet, eu não soube explicar e combinamos que conversarei com um amigo que faz esse produto e mandarei o passo-a-passo para que possam criar ambientes para as crianças.
– Horta – selecionamos um galho para utilizar de suporte para as pets, no local não tinha bambu, material mais leve; mas o efeito decorativo do galho é bem interessante; cortamos as garrafas, colocamos o filtro no fundo, plantamos hortelã e poejo. Os participantes sugeriram mudas para as floreiras da horta suspensa e Beth da Natura doou mudas de flores, para cobrir um pergolado que será construído nos próximos meses.
O grupo foi muito atuante, interagiu com as propostas apresentadas e mostrou entusiasmo para incorporar a cultura da sustentabilidade na sua prática cotidiana.
Alguns membros do Rotary que participaram do evento propuseram que retornássemos, para oferecer novas oficinas para os membros do Rotary e para a comunidade em geral. A proposta está sendo estruturada.
Agradecemos ao Movimento Natura por proporcionar este trabalho e a todos pela acolhida, participação e respeito com que receberam nosso trabalho.
Muito obrigada,
Arq. Míriam Morata Novaes