Ontem, sexta-feira dia 5 de abril estivemos na Escola Estadual Professor Homero Rubens de Sá em Guarulhos, para darmos continuidade à organização do nosso PROJETO ACOLHER, que será realizado pela RECRIAR, REDE SOCIAL DO CENTRO, JEAME, CVV, IGREJA CRISTÃ DA FAMILIA, IGREJA BOLA DE NEVE e PROFESSORES DA ESCOLA HOMERO.
O objetivo da reunião foi apresentar o projeto aos lideres de cada sala. Estiveram presentes Pr. Daniel (COMEBI), Fábio (mediador da Escola), Pr. Paulo (ICF), Liminha (Bola de Neve), Tino (CVV), Silvana (Ecoliber), Prof. Simone, Prof. Carlos, Cris (JEAME) e Míriam (RECRIAR.COM.VOCÊ).
Ficou combinado que construiremos um protótipo de 2.00m x 2.00m x 1,80m de taipa com estrutura de bambu; faremos uma pequena floreira com superadobe e a captação de água será feita em um tambor. Os alunos serão responsáveis pela captação do material, o Fábio deu a ideia de construirmos uma sala verde com garrafas pet, os alunos acharam a ideia interessante e se propuseram a trazer as pets, que serão utilizadas na construção e na horta. Solicitamos embalagens tetrapak para a manta térmica, eles farão a campanha para arrecadar embalagens e trarão limpas e abertas. Ensinaremos os jovens a fazer blocos de terra, eles farão as formas com madeira de obra reciclada.
O professor Carlos falou sobre a importância de construir a horta para resgatar a relação com a natureza, bem como se alimentar e conhecer o processo de crescimento da planta até o consumo.
Paulo explicou a dinâmica das palestras que serão oferecidas durante o projeto, pediu sugestão de temas e incentivou o grupo a divulgar o projeto entre os colegas.
Liminha contou sobre o Festival e a apresentação das bandas, algumas serão convidadas, mas o objetivo será despertar nos alunos o interesse pela musica, a descoberta de talentos e novas bandas.
Silvana explicou o que é a sala verde e da importância desse espaço para desenvolver projetos, apresentações e reuniões para falar sobre a importância do meio ambiente e sua preservação.
Daniel apresentou a proposta da Rede Social do Centro, convidou para um evento que será realizado dia 18 de Maio – DIA DO BEM em frente ao Teatro Municipal na Praça Ramos de Azevedo em São Paulo, dentro do evento para Prevenção e Enfrentamento da Violência Sexual contra Criança e Adolescente.
Daniel deu 3 informações assustadoras:
– A cada 18 segundos uma criança sofre violência sexual no Brasil;
– 14 mil pessoas moram em situação de rua no centro expandido de São Paulo;
– A cracolândia de São Paulo é a maior do mundo, com 2 mil usuários;
– No Brasil existem 1,2 milhões usuários de crack
Como enfrentar essa situação? A educação é uma arma poderosa, por isso estamos iniciando esse Projeto na Escola Homero, e esperamos que seja o primeiro de muitos e que todos possam ser beneficiados com esse trabalho.
Juntos somos Fortes,
Juntos somos Muitos,
Juntos somos Imensos!
Obrigada a todos!
Arq. Míriam Morata Novaes
Informações sobre o projeto acesse o link:
http://www.slideshare.net/redesocialdocentro/projeto-acolher
Por favor, gostaria de saber o custo da casinha de boneca e se teriam disponibilidade para esse projeto em São Bento do Sapucaí – SP.
Obrigada