Na segunda-feira, dia 13 de janeiro as 18hs Paulo, Ademar e eu fizemos a primeira reunião, para articulação de um trabalho social na região do Grajaú. Paulo e Ademar moradores da região e representantes de um Grupo Organização setenta vezes sete, que faz atividades culturais para os moradores da comunidades locais solicitaram parceria para orientação da construção de uma Ecovila em Juquitiba.
O trabalho da RECRIAR é voltado unicamente para comunidades carentes, portanto sugerimos um trabalho conjunto com algumas comunidades do Grajaú e Juquitiba, utilizando a área do sítio como área para atividade prática da construção de uma casa utilizando técnica de superadobe, taipa e blocos de adobe; noções de permacultura e reciclagem para confecção de portas, janelas e mobiliário.
Paulo é professor de História da rede estadual e se responsabilizou por fazer contatos na Escola onde trabalha, em Faculdades da região, Secretaria do Meio Ambiente e ONGs que atuam na região para parcerias.
Ademar é grafiteiro e fará contato com Grupos de Arte e Cultura.
Os primeiros passos do Projeto Grajaú serão:
– Buscar um local para reuniões e cursos (Paulo verá a possibilidade de utilizar a Escola para esse objetivo);
– Escolha de uma Comunidade que já tenha alguma inserção, para que o trabalho se multiplique;
– Levantamento do local com os moradores dessa Comunidade, para conhecer os problemas urgentes, potencialidades do local no que se referem a material humano, materiais para reciclagem e vizinhança para parcerias. Paulo sugeriu uma atividade “fotografe seu bairro/casa” para que as pessoas re-conheçam o local onde moram.
– Identificar os líderes da região, para a formação de grupos de trabalho:
1. Arte – buscar talentos entre os moradores da região para musica e grafite
2. Reciclagem
3. Horta e Jardim – buscar parceria com Secretaria do Meio Ambiente para orientação e doação de mudas
4. Construção – capacitação pela RECRIAR
5. Produção de Componentes e Tecnologia
6. Administração do Projeto – pessoas que farão a articulação com órgãos públicos, empresas locais para parcerias e Instituições para orientação jurídica e social. Este grupo também se responsabilizará pela capacitação dos lideres de cada grupo, com profissionais da área de psicologia.
7. Divulgação – criar uma página no facebook, twitter e outras mídias para divulgação do Projeto.
A primeira reunião com a Comunidade será marcada para o terceiro ou quarto domingo de Fevereiro, das 13hs às 16hs, nessa ocasião também lançaremos a ideia de organizarmos um “Dia do Bem” para lançamento do Projeto na Comunidade.
Que Deus abençoe este Projeto!
Arq. Míriam Morata Novaes